Dia do Autor Português
Dia do Autor Português
Medalha de honra a Teresa Calçada
SPA, 19 maio, 18 h.

A SPA comemorou o seu 97º aniversário, também Dia do Autor Português, com uma sessão cultural no dia 19 de Maio, na sala-galeria Carlos Paredes, com transmissão no FacebookNesta cerimónia, foi entregue ima medalha de honra a Teresa Calçada, comissária do Plano Nacional de Leitura. Assista aqui:

 

 

 

 


Teresa Calçada

 

Nesta cerimónia, foram ainda entregues medalhas de honra ao escritor e biógrafo Joaquim Vieira, ao ator Ruy de Carvalho, a José Pacheco Pereira pelo êxito e alcance do projecto arquivístico e de valorização da memória colectiva Ephemera, sediado no Barreiro, ao Serviço Nacional de Saúde, pelo seu decisivo contributo para o combate contra a pandemia, a Isabel Alçada, escritora, ex-ministra da Educação e atual assessora do Presidente da República,  e ainda a Rui Vieira Nery, que cessou funções como presidente da Mesa da Assembleia Geral da SPA, que intervém semanalmente no programa “Original é Cultura”, na SIC Notícias e integra a estrutura de direção da Fundação Gulbenkian. Foi ainda entregue uma Medalha de Honra à Embaixada da Ucrânia como forma de reconhecimento da resistência heróica do seu povo.   

 

 

No espaço da galeria ficará patente a exposição “Diakuyu” com fotografias de 12 fotojornalistas sobre a Ucrânia. O Prémio de Consagração de Carreira foi entregue a António Chainho um dos maiores executantes de sempre da guitarra portuguesa, atualmente com 84 anos.


Houve ainda uma intervenção de Javier Gutierrez, CEO da VEGAP de Espanha e membro da Direcção da Confederação internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), com sede em Paris.

No final atuou o cantor músico Samuel Úria, já distinguido com o Prémio José da Ponte.

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura