Ler Óbidos
Ler Óbidos
EBS Josefa de Óbidos

 

O projeto Ler Óbidos tem como entidade coordenadora a Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos (EBSJO), Óbidos, e como entidades parceiras a Câmara Municipal de Óbidos/Vila Literária (CMO/OVL), a editora Abysmo, a Academia de Música de Óbidos e o jornal Gazeta das Caldas. Veja o balanço final deste ano.

O projeto Ler Óbidos, tendo na sua génese a interdisciplinaridade e a articulação curricular, objetiva a formação de leitores críticos, a leitura e a produção escrita e multimodal. O projeto assenta na criação da Mesa de Luz, oficina de ideias e miniestúdio de produção audiovisual, e na criação de dois novos espaços de biblioteca - biblioteca verde e biblioteca portátil.  

Os responsáveis são Luís Germano (Professor Bibliotecário da EBSJO), Paula Ganhão (CMO/OVL), João Paulo Cotrim (Editora Abysmo), Pedro Filipe (Conservatório de Música de Óbidos) e Carlos Cipriano (Gazeta das Caldas).

Os alunos participantes são uma turma do 9.º ano, três turmas do ensino secundário e um grupo de alunos no qual se incluem os que colaboram habitualmente com a biblioteca ou outros, cujos interesses ou percursos formativos vão ao encontro das atividades a desenvolver no âmbito do projeto. 

O projeto tem como público os alunos do agrupamento e a comunidade.

 Os espaços de realização das atividades são a Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos e outros, de acordo com as temáticas e os objetivos.

cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende as atividades Oh não, outra biblioteca!;  Biblioteca VerdeHistórias que ContamCalçamos sapatos mas vestimos poemas!;  Tens é garganta!Mesa de LuzPodcast;  Tuba!;  ÓbidosBookSchoolLibrary;  Obizombie;  Oficina de Cinema; Mostra de Videopoemas;  YOUtube; Vivinhos da Silva;  Más companhias; Livros Inquietos; Ameias, jornal escolar; Palestra “Fake News”;  Fólio Alunos;  O Problema da Habitação 1 e 2.

divulgação partirá dos seguintes endereços web:

Biblioteca Escolar

Instagram da Biblioteca Esscolar

Facebook da Biblioteca Escolar

https://obidosdiario.com/

 

Balanço

 

 

Algumas atividades desenvolvidas:

 

TUBA!
 

LerÓbidos - atividade TUBA! 2021
Autora e instrumentista - música do poema Sol dos Trópicos

 

Autor: José Luiz Tavares
Leitura: Beatriz Bordalo
Acordeão: Catarina Querido

 

Podcast

 

Podcast Tens é Garganta!

O podcast, resultante da participação de alunos, professores e comunidade educativa na atividade com o mesmo nome, é uma rubrica do projeto Ler Óbidos.



 

Oficina: Vida Desenhada João Morales Proposta desenvolvida em articulação com o projeto Ler Óbidos, Folio, 14.10.2019

 

Oficina

Cronologia geral do Projeto

 

 

 

 O Ler + Óbidos esteve presente no Folio no dia 15 de outubro de 2021

 

 

 


 

Clique ainda para ouvir esta leitura

 

 

 

 


 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura