Crianças a Ler+ 1.ºciclo
Crianças a Ler+ 1.ºciclo
Práticas de leitura destinadas a crianças

O sistema e-elearning sobre estratégias de promoção da leitura funciona do seguinte modo: cada grupo de aulas possui um vídeo principal, na janela maior e um conjunto de vídeos complementares. A janela dos vídeos associados "ilumina-se" quando se aborda o tema e o formando é livre de seguir as sugestões dos vídeos complementares. Na base do sistema modular existe um conjunto de documentos e diapositivos que complementam a informação de cada aula.

Módulo 0 - Tutorial

Como utilizar o sistema de e-learning do PNL.


Módulo 1 - Contar Histórias na sala de Aula

Hoje vamos falar de um assunto muito importante: ouvir contar histórias. O ser humano, desde o nascimento à morte, precisa que lhe contem histórias, sejam elas narrativas orais, novelas de televisão, filmes ou livros. Como sabem, a infância é o tempo fundamental para ouvir contar histórias. Esta prática leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções.


Módulo 2 - Ler Histórias tradicionais na sala de Aula

Vamos agora falar sobre histórias tradicionais... Nesta categoria incluem-se as lendas, as fábulas, os mitos e os contos populares. Todas estas histórias começaram por ser transmitidas oralmente. Um dia foram registadas por escrito e, a partir de então, foram reescritas por muitos e variados autores, em prosa e em verso. São também um poderoso suporte cultural e veículo de conhecimento.


Módulo 3 - Ler Histórias do Quotidiano na sala de Aula

As histórias que apresentam situações do quotidiano têm em geral a intenção de sensibilizar para as questões que se colocam no relacionamento entre as pessoas da mesma família, no seio de um grupo de amigos e que, em momentos de crise, podem desencadear sentimentos de perplexidade, susto, medo, ciúme, isolamento, insegurança, etc.


Módulo 4 - Ler Novelas Históricas na sala de Aula

As novelas históricas destinadas a crianças ou adolescentes envolvem muita ação e mistério o que torna o enredo apelativo. De uma maneira geral os autores apresentam um quadro bastante nítido sobre ambientes, mentalidades e maneiras de viver de outras épocas. A leitura representa assim um considerável enriquecimento cultural, promove uma maior abertura de espírito bem como um alargamento de horizontes.


Módulo 5 - Ler Histórias de Aventura e mistério na sala de aula

Sabiam que as histórias de aventura e mistério obedecem a uma matriz encontrada na primeira metade do século XX e que permanece atual? Pois bem, estamos a referir-nos aos seguintes aspetos: uma narrativa ágil; um ritmo intenso que se adensa até alcançar o clímax; um epílogo tranquilizante; personagens principais da idade dos leitores; opositores de características nítidas; descrições sucintas; diálogos frequentes; narrador omnisciente; enigmas para desvendar; pistas que permitem ao leitor antecipar o desfecho; um final feliz.

 


Módulo 6 - A Poesia na sala de Aula

Como todos sabemos, a poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo, a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva dos cambiantes, da riqueza, das potencialidades da linguagem escrita e da oralidade.

 


Módulo 7 - O texto dramático na sala de aula

É fundamental compreender que o texto dramático promove o contacto com uma forma de expressão escrita que os alunos encontram menos frequentemente. O texto dramático não facilita a leitura autónoma, mas ao ser lido em voz alta ganha imediatamente adeptos.

 


Módulo 8 - Os Livros informativos na sala de Aula - Parte I

A leitura orientada de livros informativos na sala de aula é, sem dúvida, uma das bases essenciais de toda a aprendizagem escolar. Suscita a aquisição de conhecimentos novos, prepara os alunos para estudarem com autonomia, recorrendo a diferentes tipos de textos e estimula o desenvolvimento de competências cognitivas.

 


Módulo 9 - Os Livros Informativos na sala de aula - Parte II

A leitura orientada de livros informativos na sala de aula é, sem dúvida, uma das bases essenciais de toda a aprendizagem escolar. Suscita a aquisição de conhecimentos novos, prepara os alunos para estudarem com autonomia, recorrendo a diferentes tipos de textos e estimula o desenvolvimento de competências cognitivas.

 


Módulo 10 - Diagnóstico da capacidade e dos hábitos de leitura dos alunos

Para apoiar os alunos na pesquisa de informação e no progresso da competência da leitura é importante ter em conta que, em cada turma, os alunos estão geralmente em situações muito diferentes, o que se reflete na sua atitude e influencia muito os resultados.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura