O Plano Nacional de Leitura marca presença, pelo quarto ano consecutivo, na Feira do Livro de Lisboa 2026, com uma programação concebida para leitores de todas as idades.
Às quintas-feiras, na Praça Azul, o Consultório de Leitura reabre as suas portas, das 18h00 às 19h00. Neste espaço, os visitantes poderão receber sugestões personalizadas de leitura e esclarecer questões relacionadas com os seus hábitos leitores. Terão igualmente oportunidade de obter informações sobre projetos do Plano Nacional de Leitura.
Às sextas-feiras, na Praça Azul, das 18h00 às 19h00, o Plano Nacional de Leitura promove mesas-redondas, proporcionando momentos de partilha e de reflexão sobre práticas de leitura.
No dia 29 de maio, às 18h00, na Praça Azul, realiza-se a mesa-redonda Jovens leitores, jovens escritores?, na qual jovens vencedores e finalistas do Concurso de Leitura do Ensino Superior exploram, em diálogo com o público, a relação entre o prazer de ler e o prazer de escrever.
No dia 5 de junho, às 18h00, na Praça Azul, tem lugar a mesa-redonda O que significa ler em família?. Como se constrói esta prática: com quem lemos, o que lemos, porquê e como?
No dia 12 de junho, às 18h00, na Praça Azul, acontece a mesa-redonda Clubes de Leitura: que moda é essa?, na qual responsáveis por Clubes de Leitura abordam, entre outros aspetos, o modo como estes espaços acolhem e fixam leitores (ou até não leitores).
Contamos com a participação de todos nestas iniciativas.
Encontramo-nos na Feira!