Dia Nacional da Cultura Científica
Dia Nacional da Cultura Científica
Encontro 4 Elementos
24 de novembro de 2022


Assinalam-se no dia 24 de novembro de 2022, 26 anos do  Dia Nacional da Cultura Científica, por iniciativa do então Ministro da Ciência, José Mariago Gago, em homenagem ao divulgador de ciência, professor e poeta Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.  

O PNL2027 associou-se a esta efeméride, promovendo o Encontro Os 4 Elementos, que se realizou online, entre as 15h00 e as 16h30, e foi transmitido pelo Youtube. 

Esta iniciativa conta com a participação das escolas que participaram, em 2022, nos projetos Terra MaterO Fogo de PrometeuLer+ Mar e Ler + Espaço 


Convite 

 

 

 Programa

 

Oradores

 

José Afonso José Afonso - Doutorado em Astrofísica pelo Imperial College de Londres, tendo estudado a formação e evolução de galáxias no Space Telescope Science Institute, Australia Telescope National Facility, no Onsala Space Observatory e mais tarde em Portugal. Coordenou o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, entre 2011 e 2015, tendo ajudado a fundar o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que coordenou até 2021. Estuda atualmente a formação e evolução de galáxias, e procura ajudar a definir a próxima geração de observações astronómicas para a procura dos primeiros buracos negros no Universo. Gosta de divulgar as maravilhas da Astronomia e despertar novas mentes para a Ciência. 
Susana_Fonseca Susana Fonseca - Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – IUL. Foi investigadora na área da Sociologia do Ambiente cerca de duas décadas no ISCTE-IUL e mais recentemente no Instituto de Ciências Sociais-Universidade de Lisboa. É fundadora e membro da direção da organização não governamental de ambiente ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, desde janeiro de 2016, onde coordena a área “Sociedades Sustentáveis e Novas Formas de Economia” e onde atualmente colabora. Faz parte do grupo de fundadores da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL.
Pedro_Mota_Machado Pedro Mota Machado  A atividade principal de Pedro Mota Machado é focada nas ciências planetárias, mais concretamente no estudo das atmosferas dos planetas do Sistema Solar. É cientista convidado da missão japonesa Akatsuki, é o atual representante em Portugal da missão Ariel, é Co-PI do instrumento VenSpec na missão EnVision e pertence à equipa de ciência do instrumento Omega a bordo da missão Mars Express (todas da Agência Espacial Europeia - ESA) da Agência Espacial Europeia (ESA). É investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professor convidado em Ciências na Universidade de Lisboa.
Rui Santos Rui Santos - Licenciado em  História e Mestre em Ciência da Informação, trabalhou na Fundação Calouste Gulbenkian, na Biblioteca Nacional e foi empreendedor na área das indústrias culturais e criativas. Deu aulas de escrita criativa e de História do Islão, organizou workshops e exposições e foi crítico literário. Depois descobriu o admirável mundo velho da náutica, da navegação e das embarcações. Está ligado à Associação Portuguesa de Treino de Vela – APORVELA,  e é responsável pelo projeto de celebração no Mar nos 500 anos da 1.ª Circum-navegação da História. 
Bárbara Wong 

Bárbara Wong  Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lisboa, é jornalista e editora da secção de Portugal e do Online no jornal Público.  

Autora premiada em 2005, com o  livro A Família na Comunicação Social,  escreveu ainda A Escola Ideal: como escolher a escola do seu filho dos 0 aos 18 anos e A minha sala de aula é uma trincheira. 

É coautora,  com Ana Soares, da coleção infantojuvenil Olimpvs.net, e do blogue Educar em português

Ana_Soares 

Ana Soares  Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, contando com uma larga experiência de ensino do Português em diferentes níveis.

É coautora, com Bárbara Wong, da coleção infantojuvenil Olimpvs.net, e do blogue Educar em português

 

Sinopses


O Lado Brilhante do Universo

José Afonso 

O nosso conhecimento do Universo foi e é construído à custa da Luz. Luz que não se limita apenas à radiação óptica, que os nossos olhos revelam, mas a toda a radiação eletromagnética, desde raios-X às ondas de rádio. Luz que não nos mostra o presente, mas apenas o passado, podendo mesmo mostrar-nos o nascimento das primeiras estruturas no Universo. Luz, ainda, que nos revela muito para além do que observamos, ajudando a mapear o Universo muitas vezes invisível.

 

O Nosso Futuro Comum

Susana Fonseca

Quando falamos de problemas como as alterações climáticas, a perda de biodiversidade ou a desflorestação, assumimo-los como um ponto de partida. Contudo estes são já pontos de chegada, sendo fundamental perceber onde está a sua origem. Para tal teremos de olhar para o nosso modelo de produção e consumo. Só uma profunda alteração a este nível nos poderá colocar na direção da sustentabilidade. Como consegui-lo e por onde começar? Estas são algumas das questões que serão abordadas nesta comunicação.

 

Dos Livros para Outros Mundos 

Pedro Mota Machado

Se é verdade que "...o Sonho Comanda a Vida..." (António Gedeão - Pedra Filosofal) também é verdade que os livros inspiram a investigação espacial. Vamos falar da cor do céu em Marte, dos lagos da lua Titã, da nossa Lua e de como lhe devemos a Vida. A partir de alguns livros vamos falar... e sonhar em conjunto sobre os Outros Mundos que nos rodeiam. 

 

Caravelas para o futuro 

Rui Santos 

Perspetivar e analisar a importância das navegações portuguesas do século XV no avanço da técnica, da ciência e nas mentalidades.  

 

Do Mito à Ciência: descobrir mais com os heróis da coleção Olimpvs.net 

Bárbara Wong e Ana Soares 

Sabias que a mitologia não é uma coisa do passado e está presente nas nossas vidas em quase todos os domínios? Sabias que os nomes de muitas marcas da moda ou de outras que encontras no supermercado e que tão bem conheces, na verdade, tiveram a sua origem lá longe na antiguidade clássica? Sabes que os mitos clássicos estão intimamente relacionados com as crenças mais profundas do ser humano e, por isso, a ciência recupera as personagens e histórias da antiguidade?  

As aventuras dos heróis Olimpvs.net dão-te a conhecer inúmeras histórias e curiosidades sobre os heróis e mitos da antiguidade clássica. Na nossa conversa, vamos dar-te a conhecer algumas destas relações entre a mitologia e a ciência.  


Reveja:


Dianacionaldaculturacientifica

Dia Nacional da Cultura Científica 2020

dianacionaldaculturacientifica

Dia Nacional da Cultura Científica 2021




4_elementos_logos_2022


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura