Da criação de redes de aprendizagem à curadoria digital
Da criação de redes de aprendizagem à curadoria digital
Oficina de formação

 

 

O novo analfabetismo não é não saber coisas, é não saber usar a informação.

  Jimmy Wales (1)

 

                                                                                                                         

Ciente da importância crescente que assume a curadoria digital na sociedade contemporânea, o PNL 2027 disponibiliza formação na área. É neste contexto que surge a ação de formação Da Criação de Redes de Aprendizagem à Curadoria Digital que aqui se apresenta.

 

O objetivo desta ação é dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam pôr em prática o processo de recolha e tratamento da informação, para que, de per si, sejam capazes de aprender autonomamente, em Rede e na Rede, tirando partido da tecnologia digital.

Sabendo que as teclas, por si só, pouco resolvem, propõe-se um percurso formativo assente na reflexão ação, que, se espera, leve os formandos a perceber o porquê e o para quê do(s) caminho(s) proposto(s). São recursos de referência e recomendados os sítios web PICCLE do PNL2027 e o e-Curadoria.

Assim, pretende-se que os formandos, no final da formação, estejam aptos a:

- Refletir sobre a importância dos ambientes informais de aprendizagem;
- Desenvolver a capacidade de se autoformarem, no âmbito do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
- Criar redes de aprendizagem estruturadas, que permitam dar resposta aos projetos dinamizados nas escolas no âmbito da sua autonomia;
- Refletir sobre a importância que assume o docente enquanto curador de conteúdos, levando-o a com proficiência a:
     a) Procurar, usar, partilhar e comunicar a informação;
     b) Conhecer e saber usar agregadores de conteúdos;
     c) Selecionar as ferramentas de seleção de conteúdos que mais se adequam aos objetivos do processo de curadoria.
     d) Promover a criação e a partilha de bancos de recursos capazes de servir de suporte à ação educativa.

 

A ação foi disponibilizada, numa primeira fase, com carácter informal, pelo PNL 2027, dirigida a professores, bibliotecários, professores bibliotecários, mediadores de leitura e ao público em geral. Abertas as inscrições, foram constituídas duas turmas.

Esta primeira ação desenvolveu-se ao longo de quinze horas, divididas por cinco sessões, cada uma de três horas. Decorreram online numa plataforma de videoconferência, tendo os recursos de apoio e as interações entre formandos e formador decorrido numa plataforma LMS

 

Face à grande procura e à vontade dos CFAE (Centros de Formação de Associação de Escolas), de terem acesso a esta formação, o PNL 2027, para melhor servir todos os interessados, decidiu disponibilizar esta formação, acreditada, para pessoal docente.

A formação, em regime de oficina, compreende 15h online, mais 15h de trabalho autónomo. 30h acreditadas.

O processo está em curso, em regime online, contando com três turmas agendadas nos CFAE de Bragança, Braga Sul e Almada.

As inscrições e a seleção dos candidatos são da responsabilidade de cada um dos CFAE.

O interesse e adesão a esta formação têm mostrado a importância que os docentes atribuem à curadoria digital.

 

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