Cooperação no âmbito do CERLALC
Cooperação no âmbito do CERLALC
Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España Y Portugal

 

O PNL2027 desenvolveu, desde o seu início, contactos e atividades com os países do CERLALC (Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España Y Portugal), criado sob os auspícios da UNESCO e que junta o mundo ibero-americano no objetivo comum da promoção do livro e da leitura. 

 

CERLALC

Reveja a Agenda para el Desarrollo de una Iberoamérica Lectora y Creativa.

 


Jornadas Iberoamericanas de Bibliotecas Escolares e Públicas


 

Jornadas Iberoamericanas


Estas Jornadas decorreram online, entre 26 e 30 de outubro de 2020, tendo o ODS 4 da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas como referência. Pretenderam promover o reconhecimento do papel fundamental das bibliotecas escolares e públicas para os avanços sociais. O Programa encontra-se acessível aqui.  Estiveram presentes responsáveis por bibliotecas públicas e escolares e pela execução das políticas de leitura no setor educativo e cultural dos países ibero-americanos, incluindo o PNL2027.

O PNL2027 esteve presente nestas jornadas no dia 27 de outubro. Assista à intervenção de Júlia Martins.


 

 


I Seminário Virtual da Primeira Infância


 

 

Seminario virtual

 

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2020, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), organização patrocinada pela Unesco, com o apoio do Ministério de Educação e do Ministério da Cultura e Juventude da Costa Rica, realizaram o I Seminário virtual sobre a primeira infância “Competência Leitora, Primeira Infância, Leitura em Suporte Digital.

Este Seminário Internacional dirigiu-se a bibliotecários escolares e público em geral, mediadores, docentes, diretores de instituições educativas, e  especialistas e outros agentes que desenvolvam ações relacionadas com educação, leitura, tecnologias e bibliotecas e ao público em geral no Facebook do Cerlalc. Assista aos restantes vídeos aqui.

 

 

A organização do encontro integra diversas organizações da especialidade, focadas no desenvolvimento de bibliotecas, como o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe – CERLALC – UNESCO e Comfandi ANDI.

O encontro apresentou uma seleção de programas, tendências e experiências significativas na área da leitura, as políticas públicas e o uso de tecnologias digitais na primeira infância. O objetivo do seminário foi refletir e discutir alguns aspectos de maior incidência no desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, como por exemplo, o uso das tecnologias na pré-escola e o impacto das políticas públicas nas crianças de tenra idade, tendo sido um espaço aberto para compartilhar experiências de professores, cuidadores, pais, mediadores e outros atores sociais encarregados do cuidado e da atenção de crianças da primeira infância.

Consulte o programa aqui.

 


Bibliotecas e Planos de Leitura em contexto de crise


  

Bibliotecas e planos de leitura em contextos de crise, mais necessárias do que nunca. Este espaço virtual procura identificar e refletir sobre a forma como as bibliotecas e os planos de leitura da região estão a reagir perante a crise causada pelo Covid-19 e apontar algumas estratégias de atuação. 

A transmissão decorreu no Facebook da Cerlalc nos dias 10 e 11 de junho.

O direto de dia 11 de junho encontra-se disponível no Facebook do PNL2027

 

Intervenção de Teresa Calçada 

 

Intervenção de Teresa Calçada na sessão de encerramento


 

Participantes
MARÍA JOSÉ GÁLVEZ, Directora del Libro y Fomento de la Lectura, Ministerio de Cultura y Deporte de España
PAULA LARRAÍN, Secretaria Ejecutiva, Consejo Nacional del Libro y la Lectura, Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de Chile
LEONARDO PERDOMO, Gerente General de Estrategias del Centro Nacional del Libro, Ministerio de Cultura de Venezuela
ALEJANDRA PACHECO ESTUPIÑÁN, Líder del Plan Nacional de Lectura y Escritura, Ministerio de Educación de Colombia
NATALIA PORTA, Coordinadora del Plan Nacional de Lecturas, Ministerio de Educación de Argentina
TERESA CALÇADA, Comisaria del Plan Nacional de Lectura. Estructura de Misión Interministerial (Ministerio de Educación, Ministerio de Cultura, Ministerio de Ciencia y Tecnología y Secretarías de Estado de las Autarquías Locales)

Moderação
FRANCISCO THAINE, Subdirector técnico, Cerlalc-UNESCO


📋 Agenda:


* Sessão I. Ações dos sistemas nacionais de bibliotecas durante a crise do Covid-19
* Sessão II. Painel de especialistas. Recomendações para a reabertura das bibliotecas.
* Sessão III. Ações dos planos e programas nacionais de leitura durante a crise do Covid-19.

 Enquadramento

 

 


VII Encontro da Rede Iberoamericana de responsáveis da Política e Planos de Leitura


 

redplanes

 

VII Encontro da Redplanes. O CERLALC (Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal), como órgão de articulação e coordenação da Redplanes, juntamente com o Ministério de Cultura do Peru, realizou nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2019, o VII Encontro da Redplanes em Cusco, Peru, país que exerce atualmente a presidência do Conselho do Centro.

A Redplanes é uma rede constituída pelos responsáveis pela elaboração e execução de políticas e planos nacionais de leitura dos países membros do CERLALC. O VII Encontro será um espaço de discussão, intercâmbio e trabalho colaborativo em torno do fortalecimento das políticas de leitura como um assunto prioritário da agenda política.

A Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Teresa Calçada, participou no encontro, onde fez uma apresentação. 

 

 

1A primeira participação do PNL2027 neste âmbito concretizou-se entre 3 e 6 de julho de 2017, no VI Fórum Ibero-americano sobre Literacias e Aprendizagem, em Madrid, com uma apresentação da Comissária do PNL2027, Teresa Calçada, no Painel IBEROAMÉRICA SE EXPRESA - Cultura, lenguaje y diversidad: políticas públicas inclusivas y sostenibles, em que foram também oradores Carlos Abicalil, da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), José Castilho, anterior responsável do Plano Nacional de Leitura do Brasil, cuja lei é conhecida pelo seu nome, e Alejandro Ferrer, Reitor da Universidade de Educação a Distância de Espanha, sob moderação de Inès Miret.


 

2Nos dias 27 e 28 de setembro de 2018 o PNL2027 participou, a convite da organização, no 5.º Encontro Internacional de Bibliotecas – Políticas Públicas e Planos de Leitura, que se realizou em Cali (Colômbia), com representações de sete países – Colômbia, Espanha, Portugal, Cuba, Chile, México e Estados Unidos, e o apoio do CERLALC, representado por Jeimy Hernández, coordenadora de Leitura e Bibliotecas.

Esta participação, envolvendo um conjunto alargado de reuniões técnicas e a ida a escolas e bibliotecas, aconteceu na sequência do acolhimento em Portugal, em 14 e 15 de junho de 2018, de uma comitiva da Alcaldía de Cali, da Fundación Bibliotec e da Comfandi, tendo por finalidade estabelecer um convénio com o PNL2027 e a RBE, também participante neste evento.

 


 

3Nos dias 10 e 11 de outubro de 2018 o PNL2027 participou, a convite do Escritório da UNESCO e do Instituto Nacional de Infraestrutura Física Educativa do México no Foro Internacional Habitat Escolar para el Aprendizaje de Calidad en el Siglo XXI, que se realizou na Cidade do México e onde foi apresentada a comunicação: Diseño de Bibliotecas Escolares y de Aula: Qué Requieren los Alumnos para que les Guste la Lectura.


 

4Em 25 e 26 de novembro, o PNL2027 marcou presença na Feira do Livro de Guadalajara (México), com duas conferências proferidas pela Comissária, Teresa Calçada, a primeira no Encontro da Associação Mexicana de Bibliotecários, e a segunda no Pavilhão de Portugal.

Portugal foi o Convidado de Honra da Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2018, que se realizou entre 24 de novembro e 2 de dezembro naquela cidade.

 

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