Conferência Plano Nacional de Leitura 2024
Conferência Plano Nacional de Leitura 2024
8 de novembro
Descubra mais

Explore as biografias e as sugestões de leitura dos oradores e moderadores. Leia os poemas completos de Camões.


Abertura

Peco-vos que me digais

 

Pode o capital cultural ser sedutor? 

Costumadas artes são

 

Carlos Lomas     Carlos Lomas


Carlos Lomas é doutorado em Filologia Hispânica e professor de Língua e Literatura Espanhola na Escola Secundária n.º 1 de Gijón. Foi assessor de formação no Centro del Profesorado de Gijón (Espanha) de 1989 a 2010, professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de Oviedo e diretor da revista SIGNOS (1990-1997). Foi codiretor de TEXTOS de Didáctica de lLengua lLiteratura. Como professorparticipou em diversas conferências, cursos e seminários em Espanha, Portugal, Brasil, México, Venezuela, Porto Rico, Costa Rica, Argentina, Panamá, PeruUruguai, Chile, República Dominicana, El Salvador e Colômbia.

Publicou, entre outros livrosEl espectáculo del deseo. Usos y formas de la persuasión publicitaria (Octaedro, 1996), Cómo enseñar a hacer cosas con las palabras (Paidós, 1999), Érase una vez la escuela (Graó, 2007), El otoño del patriarcado? (Península, 2008), El poder de las palabras (Santillana, 2017 e 2022, Graó, 2023, 3.ª edição) e Y todo un coro infantil va cantando la lección...” La poesía en la escuela y la escuela en la poesía (Octaedro, 2023), em coautoria com Fabio Jurado.

Coordenou a edição de obras coletivas (colaborando também enquanto autor) como os dois volumes de O valor das palavras (Asa, 2003 e 2006), Textos literarios y contextos escolares (Graó, 2008) La educación lingüística, entre la realidad y el deseo (Octaedro, 2014). 

 

Sugestões de leitura 

  • Andar entre libros. La lectura literaria en la escuela, de Teresa Colomer

  • Un mundo por leer. Educación, adolescentes y literatura, de Guadalupe Jover 

  • Como mirar a la luna. Confesiones a una maestra sobre la formación del lector, de Juan Mata 

  • Como um romance, de Daniel Pennac 

  • Leer el mundo. Experiencias actuales de transmisión cultural, de Michèle Petit 



Emmi Jäkkö  Emmi Jäkkö


Diretora Executiva do Lukukeskus - Centro de Leitura Finlandês, em Helsínquia, Emmi Jäkkö é uma dedicada defensora da literacia, adepta da promoção de uma cultura de leitura, sempre desejosa de partilhar ideias e explorar oportunidades de colaboração para melhorar as iniciativas de literacia.

Tem um mestrado em História da Arte e Literatura pela Universidade de Helsínquia e qualificação profissional adicional em Liderança Organizacional.

Como Diretora Executiva do Centro de Leitura Finlandês, Emmi lidera iniciativas destinadas a promover a leitura e a literacia por toda a Finlândia. O Centro de Leitura Finlandês é uma ONG de renome, parcialmente apoiada pelo Ministério da Educação e Cultura, empenhada em melhorar a literacia através da sensibilização, da promoção e da colaboração com redes nacionais e internacionais.

Desde que se juntou ao Lukukeskus em 2015 como Gestora de Desenvolvimento, Emmi tem liderado programas com impacto, incluindo o “Saco de Livros para Cada Bebé Nascido na Finlândia”, que promove a literacia precoce, fornecendo livros aos recém-nascidos. O programa enfatiza a importância da leitura em voz alta e das experiências de leitura partilhada, defendendo o acesso equitativo à literatura para todos os indivíduos.

Emmi colabora estreitamente com educadores, decisores políticos e organizações comunitárias para sublinhar o poder transformador da leitura. Como membro do grupo de trabalho da Global Bookgifting Network (EURead) e da rede EURead, contribui ativamente para os debates internacionais sobre a promoção da literacia.

 

Sugestões de leitura 

  • O livro do verão, de Tove Jansson 

  • Proust and the Squid – The Story and Science of the Reading Brain, de Maryanne Wolf 

  • Aquilo que eu amava, de Siri Hustvedt 

 

Currículo: que lugar para o prazer?

 Os gostos, que tantas dores


Carla Marques  Carla Marques

 

É doutorada em Língua Portuguesa: investigação e ensino, com a dissertação A argumentação oral formal em contexto escolare membro integrado do centro de investigação CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra, no âmbito do qual desenvolve investigação em oralidade numa perspetiva didática. 

É consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, professora do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e formadora de professores. Integra a direção da Associação de Professores de Português (APP). 

É autora de publicações de caráter científico (nos domínios da oralidade, argumentação, texto de opinião) e de publicações de caráter didático (manuais escolares, edições de apoio ao ensino e gramáticas escolares). 

Algumas publicações recentes: 

  • Marques, C. (2023) Oralidade nos Documentos de Referência Curricular. In Signum: Estudos da Linguagem. Londrina, v. 26, n. 1, p. 11-22. 

  • Marques, C. (2023) Práticas de oralidade no ensino: do texto ao contexto. In Revista  ENTRELETRAS (Araguaína), v. 14, n. 1, jan./abr. 2023, p. 132-147. DOI 10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p132-147 

  • Silva, P. N; Pinto, A. G.; Marques, C. (orgs.) (2023). Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didáticaGrácio Editor. 

 
 

Sugestões de leitura 

  • O acontecimento, de Annie Ernaux 

  • Memórias de Adriano, de Marguerite Yourcenar  

  • Se isto é um homem, de Primo Levi 

 
 
 

Francisco Borges  Francisco Borges

 

Francisco Miguel Varela Borges tem 12 anos e é aluno do 7.º ano de escolaridade. 

Os seus passatempos são praticar desporto (kickboxing, natação, futebol e xadrez), passear, ver monumentos e ler. 

Desde bebé, sempre gostou muito dlivrosAdorava as imagens coloridas e os sons que alguns livros faziam, a mãe lia-lhe os livros que comprava ou pedia emprestados na Biblioteca Municipal de Oeiras. Aos dois anos de idade, quis fazer o seu próprio cartão e requisitar os seus próprios livros. 

Lê, em média7 a 10 livros por semanana sua maioria policiais, banda desenhada, fantasia, ficção científica e contos infantojuvenis 

Aos 10 anos, criou uma página de Facebook e Instagram para partilhar as suas aventuras e leituras: FB - o bibliófilo aka o devorador saurius de livros. 

Quando lê um livro, sente que está “lá dentro a viver as aventuras e as histórias ao lado das personagens. 


 

Sugestões de leitura: 

  • Coleção Harry Potter, de J. K. Rowling 

  • Coleção Crónicas de Nárnia, de C.S. Lewis 

  • Crimes de ABC, de Agatha Christie 

 


Maria Clara Pina   Maria Clara Pina

 

Maria Clara Pina tem 17 anos e é aluna do 12.º ano de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, sede do Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, em Loures. 

Os livros cuja temática seja romance e fantasia são os seus favoritos, exemplo disso é a sua predileção pelas séries "The Boys of Tommen" ou "ACOTAR". A sua preferência por livros escritos em inglês é relevante, pois considera que a tradução de alguns livros para português os pode tornar muito "lamechas". A descoberta desta preferência por livros em inglês aconteceu por acaso, com a necessidade de fazer apresentações para a disciplina de Português, no 10.º ano. No 7.º ano, nasceu o interesse pela leitura, quando leu, pela primeira vezum livro inteiro. Foi A Lua de Joana. 

Quando a leitura passa a ser por obrigação, já não é tão apreciada por ela. Atividades escolares que envolvam a leitura de obras que não se enquadrem nas suas preferências contam com alguma resistência. Se de Eça se ficou por uns quantos capítulos, Saramago poderá não ter melhor sorte! 

Além do gosto pela leitura, a aluna pratica voleibol no Clube Juvenil de Voleibol da Escola Filipa de Lencastre. 

 

Sugestões de leitura

  • A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez

  • Binding 13, de Chloe Walsh

  • Corte de espinhos e rosas, de Sarah J. Maaz

 


Luís Pedro Ferreira  Luís Pedro Ferreira

 

Luís Pedro Ferreira é natural de Castro Daire, no distrito de Viseu, onde fez a escolaridade obrigatória. Licenciou-se em economia, na Universidade de Coimbra, em 2016, e concluiu o mestrado em Contabilidade e Finanças, em 2018, na mesma instituição de ensino. 

Desde cedo, a leitura fez parte do seu processo de formação pessoal, por influência da família, que sempre a valorizou. 

Atualmente está a concluir uma licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Viseu, tendo criado o primeiro Clube de Leitura daquela instituição, ao qual preside e que lhe proporciona a oportunidade de promover a leitura junto da comunidade escolar que integra.

 

Sugestões de leitura 

  •  Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente 

  •  A viúva do enforcado, de Camilo Castelo Branco 

  •  O gato preto, de Edgar Allan Poe 



 

Cláudia Lobo  Moderação: Cláudia Lobo

  

Licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, Cláudia Lobo é jornalista profissional. Foi, durante praticamente 20 anos, diretora da revista VISÃO Júnior, que fundou. Foi também diretora-adjunta da revista VISÃO e diretora da revista VISÃO História, publicações nas quais trabalhou desde a sua fundação até dezembro de 2023. É presidente da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas. É autora do livro O Essencial sobre o Diário de Lisboa (INCM, 2022).

 

Sugestões de leitura 

  • Tudo é rio, de Carla Madeira 

  • As telefones, de Djaimilia Pereira de Almeida 

  • Estranhões e bizarrocos, de José Eduardo Agualusa 

 

Literacia: condição prévia

Nos livros doutos se trata

 

Marin Lessenski  Marin Lessenski

Marin Lessenski é Diretor do Programa de Políticas Europeias do Open Society Institute - Sofia (OSIS). Tem um mestrado em Estudos do Sudeste Europeu pela Universidade da Europa Central - Budapeste e um mestrado em História pela Universidade de Sófia, Bulgária. Trabalhou para o Instituto de Estudos Regionais e Internacionais em Sófia. Foi Freedom House Visiting Fellow no Centro de Estudos Europeus e Eurasiáticos do Hudson Institute e no Centro de Estudos de Segurança Nacional. Participou também no Programa de Jovens Líderes Transatlânticos do Aspen Institute - Berlim.  Lessenski gere o OSIS Think Tanks for the Future of EU Enlargement, uma iniciativa que contribui para desenvolver e aperfeiçoar estratégias alternativas de alargamento da UE aos Balcãs Ocidentais, Ucrânia, Moldávia e Geórgia.

No OSI-Sofia, é o principal autor do Índice de Literacia Mediática, que avalia o potencial de resistência à desinformação e fenómenos conexos num número selecionado de países europeus, utilizando indicadores como liberdade de imprensa, educação e confiança nas pessoas (disponível em www.osis.bg).

 

Sugestões de leitura 

  • Refúgio no tempo, de Gueorgui Gospodinov 

  • Nothing Is True and Everything Is Possible: The Surreal Heart of the New Russia, de Peter Pomerantsev 

  • A minha família e outros animais, de Gerald Durrell 

  • Terra sangrenta – Europa entre Hitler e Estaline, de Timothy Snyder 

 

Programar o prazer

 Tudo pode uma afeição


Tânia GanhoTânia Ganho

 

Tânia Ganho nasceu em 1973, em Coimbra. Dedica-se à tradução literária há mais de vinte anos, tendo traduzido autores como Amor Towles, Annie Ernaux, Chimamanda Adichie, Elizabeth Strout, Hervé Le Tellier, Leïla Slimani, Maya Angelou, Siri Hustvedt, Toni Morrison e Yukio Mishima, entre muitos outros. É autora dos romances A Mulher-Casa(Porto Editora, 2012) e Apneia(Casa das Letras, 2020), e do livro de memórias  O Meu Pai Voava (Dom Quixote, 2024).


Sugestões de leitura 

  • Como um romance, de Daniel Pennac 

  • Obra completa, de Álvaro de Campos  

  • Stoner, de John Williams 

  • Fahrenheit 451, de Ray Bradbury 

 


Gaspar Manuel Matos  Gaspar Manuel Matos

 

Gaspar Matos iniciou a sua atividade profissional na Cultura e Educação em 2005 na Rede de Bibliotecas de Oeiras, aí se mantendo até 2009; nesse ano assumiu a direção da Biblioteca Municipal de Sines e, em 2011, a coordenação do Serviço de Cultura desse município, até 2015 (com responsabilidades associadas ao Centro de Artes de Sines e ao Festival Músicas do Mundo). Em 2016, transitou para a Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, trabalhando as áreas de formação, comunicação e atendimento. Foi, desde 2018, Chefe da Divisão de Bibliotecas e Equipamentos Culturais do município de Oeiras, desde 2020, Chefe da Divisão de Bibliotecas e Promoção da Língua e é, desde janeiro de 2023, Diretor do Departamento de Artes, Cultura, Turismo e Património Histórico do mesmo concelho. Detém o Curso de Técnicos Profissionais de Biblioteca, é licenciado em Marketing e Pós-Graduado em Ciências da Documentação. Fez parte do Grupo de Trabalho para as Bibliotecas Públicas da Associação Portuguesa de Bibliotecários e, além da formação que aí ministra – com enfoque na dinamização de grupos e comunidades de leitores –, é também formador noutras instituições, sendo o exercício da sua atividade formativa acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação. Tem várias apresentações em congressos, artigos de opinião e recensões relativas à realidade biblioteconómica.

 

Sugestões de leitura 

 

  • Shuggie Bain, de Douglas Stuart 

  • A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe 

  • Biblioteca: narrativas, de vários autores 

  • Palaces for the People: How Social Infrastructure Can Help Fight Inequality, Polarization, and the Decline of Civic Life, de Eric Klinenberg 



Maurício Leite  Maurício Leite


 

Mestre em promoção da leitura, autor e coordenador da biblioteca itinerante Mala de Leitura, Maurício Corrêa Leite, o Homem da Mala Azul, dinamiza programas e projetos de promoção da leitura no Brasil e pelos países de língua portuguesa. 

Participa ativamente como convidado em importantes encontros, festivais e instituições de leitura em Portugalcomo: Biblioteca Nacional, Feira do Livro de Lisboa, Folio, em Óbidos, Palavras Andarilhas, em Beja, Maratona de Leitura da Sertã, Passa a Palavra, em Oeiras, Caminhos de Leitura, em Pombal, Tábua de Leituras e Feira do Livro de Mértola. A viver há 20 anos em Portugal, já trabalhou em mais de 60 bibliotecas municipais e escolares em várias regiões do país. 

Nos dias atuais, as Malas de Leitura viajam pelas escolas urbanas, rurais e indígenas no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, em escolas de Mértolano Alentejo, e na Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes. 

Antes de chegar à Europa, África, México e Estados Unidos, a Mala de Leitura viajou e ainda viaja, por cada recanto do Brasil, de lés a lés, sempre a oferecer suporte de leitura para crianças do Movimento Nacional dos Sem Terra, Pastoral da Terra, Pastoral da Criança, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Projetos de Educação Ambiental na Amazónia, Educação Indígena, Educação Rural, Escolas e Bibliotecas de Favelas e Assentamentos de famílias em terras isoladas no interior do Brasil. 

Em 2014, a Mala de Leitura recebeu o prémio UNESCO de Leitura – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 

 

Sugestões de Leitura 

  • BláBláBlá, de Cristina Taquelim e Catarina Bico 

  • Memórias de um lobo mau, de José Fanha e Mafalda Milhões 

  • Posso falar-te em verso?, de António Torrado 

  • O homem que carregava pedras, de Marco Taylor 

  • Bambini nascoti, de Franco Matticchio 

  • Literatura infantil – gostosuras e bobices, de Fanny Abramovich 

 


Teresa Guerreiro  Teresa Guerreiro


 

Teresa Maria Vicente Guerreiro, com 53 anos, nascida no Estoril, a viver em Elvas desde o início do séc. XXI, é mãe de dois gigantinhos e uma gata siamesa. 

Lê (tudo e mais alguma coisa, menos do que gostaria), escreve (rabiscos), fotografa (tudo o que o olhar alcança e a câmera capta). 

É professora bibliotecária desde 2007-2008, no Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, direcionando o seu trabalho sobretudo na biblioteca da Escola Básica de Vila Boim. A sua ação centra-se na promoção e divulgação dos livros e da leitura, no desenvolvimento das literacias, da cultura e da cidadania e no estabelecimento de projetos, pontes e parcerias com as instituições e organizações culturais do concelho de Elvas. 

É, desde 1 de setembro de 2024, coordenadora interconcelhia de bibliotecas escolares, no distrito de Portalegre.

 

Sugestões de leitura 

  • Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente 

  • Os Lusíadas, de Luís de Camões 

  • Os Maias, de Eça de Queiroz 

  • Memorial do convento, de José Saramago 

  • Leão, o Africano, de Amin Maalouf 

  • Momo, de Michael Ende 

  • Os sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin 

  • Uma história do mundo em 100 objetos, de Neil MacGregor 

 

 

Sandy Gageiro  Moderação: Sandy Gageiro


Começou na rádio escolar, depois pirata e universitária: a RUC – Rádio Universidade de Coimbra – foi uma escola. Passou pela Rádio Paris-Lisboa, foi jornalista em jornais locais, integrou as equipas da Rádio Expo, TSF e TSFOnline. Colaborou no programa Câmara Clara da RTP 2. Integra a equipa da Poesia.fm e dos Especificalistas – projeto de mediação cultural da estrutura Lugar Específico. Atualmente, é jornalista nas redações da Antena 1 e Antena 2 e responsável pela rubrica Lilliput (sobre livros infantis). Criou o projeto Oficina Frequênciaonde experimenta trabalhar de várias formas o some realiza quando pode - oficinas de rádio para crianças e jovens. Coordenou um Clube de Leitura Mangá para jovens na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora. Não resiste a uma boa história.

 

Sugestões de leitura 

  • As intermitências da morte, de José Saramago 

  • Memórias de uma falsificadora, de Margarida Tengarrinha 

  • Os idiotas, de Roald Dahl 

  • Private War, de Marie Brenner  

  • Mary John, de Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho  

 

 

Promoção de ambientes ricos em leitura

Campos bem-aventurados

 

 Isabel Alçada  Isabel Alçada

 

Nasceu em LisboaLicenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa, fez o Mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston e o Doutoramento em Literacias e Educação na Universidade Nova de Lisboa.  

É escritora e coautoracom Ana Maria Magalhães, de coleções de livros para a infância e para a juventudeUma Aventura, Viagens no Tempo, Histórias e Lendas, Ler Dá Prazer e uma História de Portugal, na qual participaram historiadores como José Mattoso, Luís de Albuquerque, M. Augusta Lima Cruz, Pedro Cardim e António Reis. 

Escreveu outros livros encomendados e publicados por diferentes instituições:  

Assembleia da República, Instituto Camões, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Português do Património, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Nacional de Arte Antiga, Museus de Ílhavo, de Macau, da Nazaré, Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Câmaras Municipais de Lisboa, Lousada, Sintra, Representação da Comissão Europeia em Portugal, Fundação Jorge Álvares, Imprensa Nacional. 

Coordenou as equipas que conceberam a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, que lançou e coordenou como Comissária. Foi Administradora da Fundação de Serralves, da European Cultural Foundation e Ministra da Educação. 

Atualmente pertence ao Conselho Consultivo do EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo e é Consultora do Presidente da República para a Educação. 

 

Sugestões de leitura 

  • Camões, uma antologiade Frederico Lourenço 

  • Camões, um poeta genialde Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada 

  • História global da Literatura Portuguesa, dirigida por Annabela Rita, Isabel Ponce de Leão, José Eduardo Franco, Miguel Real  

 
 

Zé Livreiro    Zé Livreiro

 

Livreiro há 15 anos, tem uma página onde partilha histórias de clientes que passaram pela sua vida durante esse tempo. Tem a certeza de que a literatura salva e une e acredita numa divulgação de livros mais centrada na emoção.

 

Sugestões de leitura

  • Dom Quixote, de Miguel de Cervantes

  • A Coisa Mais Próxima da Vida, de James Wood

  • Remanescente, de Tom McCarthy

  • A vida segundo G.H., de Clarice Lispector

 

 

Encerramento

Ferro, fogo, frio e calma

 

  

 


 

 

Atingimos a lotação dos espaços para a Conferência do Plano Nacional de Leitura, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Agradecemos o interesse de todos.

Caso não tenha conseguido inscrever-se, não está perdida a oportunidade de se juntar a nós: abrimos LISTA DE ESPERA. Aceda à lista de espera, selecionando a opção Obter Bilhetes, na página de inscrição no Eventbrite, aqui."

 

A 8 de novembro realiza-se a Conferência Anual do Plano Nacional de Leitura, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Este ano subordinada ao tema “Leitura: prazer ou obrigação?”, pretendemos discutir, na Conferência, a aparente natureza contraditória da leitura, celebrada como um prazer pessoal, mas que é também fundamento do nosso desenvolvimento intelectual e cultural.

Quisemos juntar, este ano, especialistas internacionais e nacionais, para analisarmos as diferentes facetas desta questão complexa:

A conferência principal será partilhada por dois especialistas, Carlos Lomas (Espanha) e Emmi Jäkkö (Finlândia), que abordarão aparente esta dicotomia a partir dos seus contextos. A Finlândia, que está nos lugares cimeiros nos resultados do PISA há várias décadas, enfrenta um desafio muito particular: os alunos dizem não ter prazer na leitura, o que levou à criação de um programa nacional intitulado “The Joy of Reading”. Serão a extrema competência e a alegria incompatíveis?

Teremos seguidamente um painel com professores e alunos. Queremos ouvir as vozes dos destinatários finais das nossas reflexões e planos. Dado que estudos recentes mostram que os alunos dizem, em maioria, gostar de ler, será que são as leituras propostas pela escola que não criam espaço para o prazer de ler?

O diretor de programas de políticas europeias, do Open Society Institute, responsável pelo Media Literacy Index, vem falar da literacia como um direito e uma obrigação cívica, para além do prazer ou da obrigação, ou como condição necessária para os dois.

O painel dedicado ao prazer da leitura é constituído por diferentes mediadores: escritores, mediadores formais, bibliotecários. Pedimos-lhes que debatam sobre se o prazer deve ser planeado ou é obra do acaso.

O Prémio Ler+, este ano destinado a distinguir ambientes ricos em leitura, será entregue aos vencedores nas categorias Comunidade e Escola.

A sessão de encerramento caberá ao Senhor Presidente da República, cujo Alto Patrocínio vem sendo dado ao Plano Nacional de Leitura desde a sua fundação.

A participação é gratuita e aberta a todos os cidadãos, mediante inscrição prévia na plataforma Eventbrite.

A conferência é acreditada como Ação de Formação de Curta Duração (6 horas de formação certificada pelo CFAE do Seixal “Academia do Professor”), a pedido dos interessados, apresentando cópia de certificado de presença e resposta a um questionário de satisfação. Faça aqui a sua inscrição para certificação da ACD.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura