Conferência PNL
Conferência PNL
24 de Outubro 2022
Vídeo da Conferência

 

 Reveja a conferência do Plano Nacional de Leitura:

 

 

Sessão de Abertura e Conferência Principal Como falamos de livros no Reino Unido?  

 

 

Mesas Redondas: Como Falamos de Livros nas Escolas? e Como Falamos de Livros na Comunidade?

   

 

Leituras, painéis: Como Falamos de Livros na Formação de Professores? e Como Falam de Livros os Agentes Culturais?, Prémio Ler+ e Sessão de Encerramento.

 

Consulte o programa da conferência:

 

pagina um do Programa

 

 Página 2 do Programa

 

Conheça:

 

Conferencia_Simbolos

 

Conferência Principal 

Como falamos de livros no Reino Unido?

A voz dos alunos nos prémios Carnegie e Kate Greenaway

Os CILIP Carnegie and Kate Greenaway Children’s Book Awards são os mais prestigiados e antigos prémios atribuídos na área do livro infantojuvenil no Reino Unido. O Carnegie Medal distingue um escritor e o Kate Greenaway Medal um ilustrador. Para além destes galardões, o CILIP conta ainda com o programa Shadowing, através do qual se envolvem milhares de crianças e jovens na escolha dos melhores livros, partindo da mesma seleção sobre a qual decidirão os júris do Carnegie e do Kate Greenaway Medal. É sobre esta participação massiva que envolve leitores e bibliotecários que Jake Hope e Amy Mckay vêm refletir, partilhando experiências e relacionando este programa com a missão do CILIP (the library and information association).

 

Jake Hope

Jake Hope – Chair of the CILIP Carnegie and Kate Greenaway Awards
Consultor para o desenvolvimento da leitura e do livro infantil, e especialista em biblioteconomia e literacia visual, é Presidente do Grupo de Bibliotecas da Juventude (YLG) do CILIP e Presidente do Grupo de Trabalho dos Prémios Carnegie e Kate Greenaway (CKG) do CILIP.

Amy Mackay

Amy Mackay  – National Coordinator of the Yoto Carnegie and Kate Greenaway Medals
Bibliotecária Escolar na Corby Business Academy, venceu, em 2016, o prémio de Bibliotecária Escolar do Ano, organizado pela School Library Association (SLA). É Coordenadora Nacional da Yoto Carnegie and Kate Greenaway Medals.

Conferencia_Simbolos

A mesa-redonda

Como falamos de livros nas escolas?

EB São Gonçalo

João Carvalho – Aluno na E.B. São Gonçalo
Frequenta o 8.º ano na Escola Básica São Gonçalo. Joga futsal sub-15 no Sporting Clube de Portugal, gosta de todo o tipo de jogos e de estar com os seus amigos. Sonha um dia estar na Seleção Nacional de futsal e trabalhar na área do desporto.

EB São Gonçalo

Rebeca Souza – Aluna na E.B. São Gonçalo
Frequenta o 8.º ano na Escola Básica São Gonçalo. Já praticou ballet e jazz. Nos tempos livres lê, cozinha e vai a museus. Quer ser historiadora.

Lurdes Caria

Lurdes Caria – Professora bibliotecária no A.E. Francisco Arruda
Licenciada em Geografia e Planeamento Regional. Professora de Geografia e professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas Francisco Arruda. Tem integrado projetos de promoção da leitura com a RBE e com o PNL. Dinamizadora de clubes de leitura e sessões de promoção do livro e da leitura no Agrupamento e na Comunidade, dinamizadora da biblioteca pública instalada no jardim de Sto Amaro - "A Cabine" da leitura.

Manuela Inácio

Manuela Inácio – Professora no AE Frei Gonçalo de Azevedo
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa e Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira pela Universidade Nova de Lisboa. Professora de Português no Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, coordenadora do departamento de línguas e colaboradora do Centro de Recursos Educativos.

Sara Belo Luís

Moderadora Maria Manuela Silva – Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Especialização em Ciências Documentais. Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desde 2014. Fez parte do Grupo de Trabalho que definiu a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e integrou o grupo de trabalho Política Nacional Ciência Aberta. Participa regularmente em fóruns nacionais e internacionais sobre bibliotecas, leitura e literacias.

Conferencia_Simbolos

A mesa-redonda

Como falamos de livros na comunidade?

Maria_Vlachou

Maria Vlachou – Diretora da Associação Acesso Cultura
Membro fundador e Diretora Executiva da Associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture e dos livros Musing on Culture: Management, Communications and our Relationship with People (Ed. Bypass, 2010) e O que temos a ver com isto? O papel político das organizações culturais (Ed. Tigre de Papel e Buala, 2022).

Maria Rita Matos

Maria Rita MatosBooktoker
Estudante de comunicação organizacional e criadora de conteúdos digitais literários e de lifestyle.
Usa a rede social TikTok desde 2020, quando redescobriu o amor aos livros.

Sara Amado

Sara Amadoconsultora, curadora de leitura e autora do blogue Prateleira de Baixo
Licenciada em Arquitetura, é professora de Desenho e realiza projetos nas áreas da arquitetura, cenografia, figurinos e ilustração. Criadora do site prateleira-de-baixo, especializou-se na curadoria de livros infantis para instituições, eventos e pequenos leitores. No festival Lisboa 5L foi responsável pela curadoria e coordenação d’A janela, projeto de Educação para a Cidadania.

Tomás Magalhães

Moderador Tomás Magalhães – Autor da página, canal de Youtube e Podcast Despolariza
Físico, Mestre em Nanotecnologia pela TU Delft, e empreendedor for-profit e non-profit. Em 2017 fundou o Kolkata Relief, projecto que apoia os sem-abrigo e slum-dwellers de Calcutá. Em 2020 fundou o Despolariza: um espaço, podcast, e canal de Youtube onde podemos aprender a discordar com mais ciência, amor e humor.

Conferencia_Simbolos

O painel

Como falamos de livros na formação de professores?

Ana Luísa Costa

Ana Luísa Costa – Professora adjunta na Escola Superior de Educação de Setúbal
Licenciada em Estudos Portugueses e Espanhóis e doutorada em Linguística, na especialidade de Linguística Educacional, pela Universidade de Lisboa. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. As suas áreas de atuação são a Linguística Educacional e a Formação de Professores.

Ana_Margarida_Ramos

Ana Margarida RamosProfessora catedátrica na Universidade de Aveiro
Doutorada em Literatura e Professora Catedrática da Universidade de Aveiro. Foi professora visitante na Oslo Metropolitan University, Noruega, e Research Fellow da Biblioteca Internacional de Munique. Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos de revistas em diferentes línguas sobre literatura para a infância e juventude.

Sónia Valente Rodrigues

Sónia Valente RodriguesProfessora auxiliar na Universidade do Porto
Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona várias disciplinas em cursos orientados para a formação de professores, e investigadora no Centro de Linguística da U.P., centrando o seu trabalho nas áreas da Didática do Português, da Linguística de Texto e da Análise do Discurso. Integrou as equipas responsáveis pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais, Apoio ao Desenvolvimento das Aprendizagens e ao Desenvolvimento Socio-emocional e do Bem-Estar durante e pós-Pandemia.

Joana Batalha

Moderadora Joana Batalha – Investigadora na Universidade Nova de Lisboa
Doutorada em Linguística pela FCSH da Universidade NOVA de Lisboa, sendo investigadora e docente dessa mesma faculdade. Desenvolve atualmente o projeto "Language and Literacy at School" e coordena o "PIPALE-Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita". Colaborou com o Ministério da Educação e com o Instituto Camões, tendo participado em projetos de desenvolvimento curricular e formação de professores na área do ensino do Português.

Conferencia_Simbolos

O painel

Como falam de livros os agentes culturais

Bruno Duarte Eiras

Bruno Duarte Eiras –Subdiretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Bibliotecário. Exerceu funções na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras até 2017. Foi Tesoureiro e Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais de Informação e Documentação (BAD) e Diretor de Serviços de Bibliotecas na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Paulo Pires do Vale

Paulo Pires do Vale –Comissário do Plano Nacional das Artes
Filósofo, professor universitário, ensaísta e curador. Foi Presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte – Secção Portuguesa, entre 2015 e 2019. Comissariou diversas exposições, nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian. Conta com múltiplos ensaios sobre artistas plásticos como Ana Haterly, Rui Chafes ou Fernanda Fragateiro, em catálogos. É Comissário do Plano Nacional das Artes, desde 2019.

Pedro Mexia

Pedro Mexia–Crítico literário e poeta
Crítico literário e cronista do Expresso. Publicou cinco volumes de diários, oito livros de poesia, antologiados em Poemas Escolhidos (2018), e sete colectâneas de crónicas. É co-director da Granta em língua portuguesa e coordena a coleção de poesia da Tinta-da-China.

Sara Belo Luís

Moderadora Sara Belo Luís –Subdiretora da VISÃO.
Começou a escrever para a VISÃO no final dos anos 90 e desde então integrou as secções de Cultura e de Portugal . Editou a VISÃO Se7e e, a partir de 2016, assumiu funções como editora executiva. Licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Ciência Política e Relações Internacionais, também deu aulas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nasceu em Lisboa e, apesar de na família não haver registo de algum dia ter dito que queria ser jornalista, gosta muito do que faz.



Cartaz_Conf_PNL

Descarregue a imagem 

[JPG]

Logos_PNL_FCG

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura