Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago.
Do programa do Centenário de José Saramago consta a ação “Contar por Imagens”, uma iniciativa da Fundação José Saramago, em parceria com o Plano Nacional das Artes, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional Leitura.
Dirigida a alunos e alunas de qualquer nível e ciclo de ensino, a ação “Contar por Imagens” insere-se no subprograma “Saramago na Escola” e constitui um desafio que procura suscitar leituras transdisciplinares de textos de José Saramago. Para tal, entende-se o termo imagem numa aceção ampla, levando à descoberta de relações que os textos de Saramago podem estabelecer com outras artes e com as respetivas linguagens. “Contar por Imagens” visa a ilustração de textos, no sentido mais corrente da expressão, e também aquelas representações que contemplem a mencionada aceção ampla de imagem: a música ou a dança, a performance ou a instalação sonora, o vídeo ou a fotografia.
Nas disposições que regem a ação “Contar por Imagens” (aqui) encontram-se todas as indicações necessárias para participação, com referência a temática e a calendário, bem como a outras questões práticas. Endereço para contacto: centenario@josesaramago.org.
No dia 16 de novembro de 2021, assinalando a abertura do Centenário, realizaram-se, em 100 Escolas Básicas portuguesas, sessões de leitura do conto A Maior Flor do Mundo.
O programa das comemorações organiza-se em quatro eixos: Biografia, Leitura, Publicações e Reuniões Académicas.
– Biografia – reporta-se ao trajeto biográfico, formativo e cívico de JoséSaramago, em relação direta ou indireta com a sua produção literária;
– Leitura – refere-se, em primeiro lugar, à leitura da obra de Saramago em escolas, bibliotecas, associações culturais; em segundo lugar, à leitura projetada no debate em torno do pensamento de Saramago; em terceiro lugar, à leitura resultando em adaptações já existentes ou em novas criações, em exposições, no cinema, no teatro, na ópera, no bailado, nas artes plásticas;
– Publicações – para além da republicação da obra de Saramago, perspetivam-se edições evocativas de vária natureza, bem como publicações sobre a obra saramaguiana: livros, números de revistas;
– Reuniões académicas – a presença de Saramago na academia motivará reuniões científicas em diferentes locais, em Portugal e no estrangeiro.
Consagrado internacionalmente através do Prémio Nobel da Literatura (1998), o Centenário de José Saramago é objeto de comemorações em Portugal e outros pontos do mundo.
Ver também:
Um autor por mês: José Saramago
1.º Prémio ReadS 2021 - O Último Passeio de Ricardo Reis por Lisboa de Alice Pereira
Quantos Saramagos Queres? Testa os teus conhecimentos sobre José Saramago