Centenário de José Saramago
Centenário de José Saramago
Leituras centenárias 2022
16 de novembro

Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago.

A ação Saramago na Escola: Leituras Centenárias, uma iniciativa da Fundação José Saramago, em parceria com o Plano Nacional Leitura e com a Rede Bibliotecas Escolares, faz parte do programa do Centenário de José Saramago.

Neste dia, realizar-se-ão em escolas secundárias portuguesas sessões de leitura de um excerto de O Memorial do Convento ou de O Ano da Morte de Ricardo Reis.

 

 


Disposições para participação

Poderão participar nas “Leituras Centenárias” alunos ou alunas do ensino secundário, de escolas públicas, privadas e cooperativas.

Cada escola poderá inscrever um aluno ou aluna de uma turma específica.

A inscrição deverá ser feita até 20 de outubro de 2022, através do endereço centenario@josesaramago.org

Cada inscrição incluirá obrigatoriamente os seguintes elementos:

- Nome do aluno ou aluna que participará na atividade;

- Nome e endereço eletrónico do(a) professor(a) responsável;

- Nome e endereço eletrónico da respetiva escola.

Não serão consideradas as inscrições que cheguem fora do prazo estipulado, não contenham as informações solicitadas ou ultrapassem uma inscrição por escola.

A lista das escolas participantes será divulgada através do site da Fundação José Saramago, a partir do dia 20 de outubro de 2022.

 

Operacionalização

As “Leituras Centenárias” serão realizadas em simultâneo, pelos alunos ou alunas participantes, com orientação do(a) respetivo(a) professor(a) ou dos(as) Professores(as) Bibliotecários(as), às 10 horas do dia 16 de novembro de 2022. Desejavelmente e sempre que tal seja viável, as leituras serão difundidas em tempo real, através de redes sociais adequadas e com prévio anúncio, em especial junto na comunidade escolar.

 

Disposições complementares

Cada participante receberá um diploma que assinalará a sua participação na iniciativa, sendo atribuído à respetiva escola um certificado alusivo. Em datas a ajustar, os participantes nas “Leituras Centenárias” e os respetivos professores serão convidados para uma visita guiada à Fundação José Saramago e à exposição José Saramago: A Semente e os Frutos. A participação nas “Leituras Centenárias” pressupõe a livre aceitação do que se encontra disposto neste documento. Quaisquer dúvidas suscitadas pelas disposições para participação e sua metodologia poderão ser esclarecidas mediante contacto para centenario@josesaramago.org

 

Capas

 

Veja também:

2021 

Centenário José Saramago

 

Quantos queres 

Quantos Saramagos Queres?

RDL

Roteiros Digitais de Leitura


 

 

 

 

 

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura