Red Internacional de Universidades Lectoras
Red Internacional de Universidades Lectoras
RIUL
I Simpósio RIUL Portugal 2022

Horizontes da ecoleitura


Simpósio RIUL

 

As instituições portuguesas de ensino superior que atualmente integram a RIUL são o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade Nova de Lisboa – IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição), o Instituto Politécnico de Leiria, tendo como parceiro o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027).  

 

Na sequência dos prestigiados fóruns da Red Internacional de Universidades Lectoras realizados em Portugal, as instituições do país atualmente associadas à RIUL organizam, sob a coordenação do IELT | Universidade Nova – FCSH, o I Simpósio RIUL Portugal 2022, que decorrerá no edifício do Campus de Campolide da UNL, Colégio Almada Negreiros. O Simpósio visa promover uma nova reflexão crítica sobre vertentes axiais de um dos temas constitutivos da RIUL, leitura e ecologia, e a sua pertinência no mundo atual e no quadro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.


Para o efeito e de acordo com a perspetiva e o escopo transdisciplinares da RIUL, a Comissão Organizadora convida os estudiosos das diferentes áreas do conhecimento a participar neste espaço de comunicação e debate que privilegia as seguintes linhas temáticas:

1. Abordagens (inter)disciplinares da ecoleitura: das ciências sociais e humanas às ciências exatas e aos estudos artísticos (ecocrítica, geografia e urbanismo, bioética, ecoturismo, etc…).

2. Novos territórios de práticas, experiências e projetos da ecologia da leitura e da escrita.

3. Os suportes digitais e em rede: atratividade e formação de novos leitores 

4. Os desafios dos ecossistemas da leitura à formação inicial e ao longo da vida de educadores e professores.     

As propostas de comunicação (resumos entre 250 e 350 palavras) devem ser submetidas à Comissão Organizadora até ao dia 8 de julho de 2022, através do e-mail: ielt.ecoleituras.riul@fcsh.unl.pt.


A aceitação das propostas será comunicada por e-mail até ao dia 10 de setembro de 2022.

A Red de Universidades Lectoras (RIUL) surgiu em novembro de 2006, com o propósito de fomentar a leitura e a escrita nas Universidades.

O PNL 2027, parceiro da RIUL, tem vindo a organizar e a participar em diversos eventos, de que são exemplos o Seminário Ler+ no Superior, o Congresso Internacional RIUL e, mais recentemente, a ação de formação “Os textos ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais”.

A Rede conta com a adesão de 46 universidades, que propõem e colaboram em atividades comuns - simpósios, encontros, exposições, publicações -, criando ambientes propícios à leitura e à escrita no meio universitário.

 

Site RIUL

 

 

Aceda aqui ao Programa Ler+ no Ensino Superior

Ler + Superior

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura