Plano de Ação para a Leitura
Plano de Ação para a Leitura
1.ª fase – Início da formação | desenho da intervenção
13 de novembro 2023

 

De 13 de novembro a 15 de dezembro decorrerá, em cada um dos 15 agrupamentos de escolas selecionados, de Norte a Sul do país, para o Plano de Ação para a Leitura (PAL), a primeira sessão de formação, dirigida a cerca de 300 professores.

Da responsabilidade do IAVE e do PNL e certificada como ação de formação de curta duração, cada sessão terá uma duração de seis horas e centrar-se-á na didática da leitura, partindo dos resultados de avaliação em leitura de cada agrupamento.

Tal como apresentado aquando das candidaturas, o PAL organiza-se em torno de três fases, cada uma com a duração de um ano: diagnóstico e desenho da intervenção (Fase I), implementação e execução (Fase II), monitorização e avaliação do impacto (Fase III).

O PAL de cada agrupamento será baseado nos resultados dos alunos a leitura, dados disponíveis a nível nacional e local. O PNL irá trabalhar com os agrupamentos de forma a permitir-lhes conhecer com exatidão as dificuldades dos seus alunos e os seus perfis de leitores, permitindo a definição de áreas de intervenção estratégica, com ações concertadas e com otimização de recursos.

Para esta primeira etapa que se inicia agora, e que implica trabalhar em profundidade o conhecimento de cada realidade local, contribuem o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e a Rede de Bibliotecas Escolares, que colaborarão também na formação e na monitorização dos Planos.

Este projeto piloto permitirá gerar conhecimento sobre intervenções em leitura baseadas em diagnósticos locais, bem como disponibilizar ferramentas e instrumentos que fiquem disponíveis a nível nacional.

O PNL irá publicar, ainda durante o primeiro trimestre deste ano letivo, um Guia para o Plano de Ação para a Leitura, que irá sendo complementado com informação gerada durante o projeto piloto, e que fica disponível para toda a comunidade educativa.

A Fase I iniciou-se a 22 de setembro, data da primeira sessão de trabalho com os diretores e elementos responsáveis dos 15 agrupamentos de escolas selecionados e na qual se abordaram os dois eixos orientadores desta primeira fase.

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