Concurso Nacional de Leitura 16.ª edição
Concurso Nacional de Leitura 16.ª edição
Fase Intermunicipal
Datas, bibliotecas e obras

A Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se realizará entre 21 de março a 28 de abril de 2023, destina-se a apurar dois alunos por ciclo de ensino, em cada Comunidade Intermunicipal, para a Final que se realizará dia 3 de junho. Consulte o quadro com todas as informações disponíveis (datas, bibliotecas municipais e obras a concurso) no nosso portal.

 
Entre os dias 17 de janeiro e 14 de março de 2023 as Bibliotecas Municipais deverão preencher o Formulário PNL. – alunos apurados e obras lidas.
 
Para colocar as suas questões deverá utilizar o endereço de correio eletrónico: alexandra.lopes@pnl2027.gov.pt (assunto: CNL 2023).
 
 

A 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura decorre entre o dia 12 de outubro de 2022, data oficial de abertura, e o dia 3 de junho de 2023, dia da grande Final.

Contamos com 2571 escolas inscritas (Escolas da região autónoma dos Açores e Madeira e do continente, escolas afetas ao Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e Escolas Portuguesas no Estrangeiro).

Publica-se a lista das 2571 escolas inscritas no CNL 2023bem como as listas dos livros selecionados por ciclo de ensino em cada escola:

 
Até dia 13 de março deve decorrer o apuramento dos vencedores por nível de ensino (quer por agrupamento de escolas / escolas não agrupadas, quer por município) que irão representar o seu concelho na Fase Intermunicipal, a partir do Formulário PNL.
 

O objetivo do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo das seguintes fases consecutivas:

Fase Escolar / Municipal – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.

Fase Intermunicipal – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.

Fase Nacional – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por: Prova escrita de pré-seleção online; Prova de vídeo; Prova oral de palco.

 

Para selecionar as obras a ler nas diferentes fases da 16.ª edição do CNL, pode consultar o Catálogo PNL. Vamos celebrar a leitura e a escrita!

 

 

 

 

Conheça as edições anteriores do Concurso Nacional de Leitura: 

 

 15 edicao

  15.ª edição

 

14.ª edição

 14.ª edição

 

Concurso Nacional de Leitura 13.ª

13.ª edição

 

Concurso Nacional de Leitura 12.ª edição

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura