50 Listas de Livros
50 Listas de Livros
Escolas selecionadas
setembro 2023

Publicam-se os nomes das escolas e das listas selecionadas no concurso 50 Listas. A sua análise permite-nos reconhecer livros para diversos perfis de leitores, cruzando competências de leitura distintas, níveis de desenvolvimento variável, faixas etárias que vão dos 4 anos aos 65.

Assim, o leque de temas e de estilos é bastante amplo, respeitando o desenvolvimento pessoal, cultural e linguístico-literário de cada um.

 

A reflexão que cada uma das 430 escolas se propôs fazer contribui largamente para que o processo de seleção de livros se direcione cada vez mais para o leitor e não para o livro como objeto de culto. Convidamos curiosos e interessados a percorrer estas cinquenta listas, encontrando pontos comuns e divergências. A partir daqui, podemos adequar cada vez melhor as sugestões de leitura aos leitores.

O concurso 50 Listas vem dar resposta a uma necessidade amplamente manifestada pelas bibliotecas escolares: a necessidade de mais orçamento para a aquisição e renovação de fundo documental. Com esta iniciativa, o PNL atribui 2000.00€ a cada um dos 50 AE/ ENA, cujas listas de livros mais bem correspondem aos critérios pré-definidos de qualidade, diversidade e representatividade dos vários perfis leitores das comunidades educativas. 

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura