Tornam-se públicos os nomes das escolas e respetivas listas selecionadas no âmbito do concurso 50 Listas de Leitura.
A análise destas propostas permite identificar livros adequados a diferentes perfis de leitores, integrando competências de leitura distintas, níveis diferenciados de desenvolvimento e múltiplas faixas etárias.
O conjunto de temas e estilos é vasto e diversificado, assegurando o respeito pelo crescimento pessoal, cultural e linguístico-literário de cada leitor.
A reflexão desenvolvida por cada uma das escolas participantes contribui de forma significativa para que o processo de seleção de livros se centre cada vez mais no leitor e não no livro enquanto objeto isolado. Convidam-se, assim, todos os interessados a percorrer estas cinquenta listas, identificando pontos comuns e divergências. A partir desse exercício, torna-se possível adequar de forma cada vez mais precisa as sugestões de leitura aos leitores.
O concurso 50 Listas de Leitura procura ainda dar resposta a uma necessidade amplamente manifestada pelas bibliotecas escolares: o reforço do orçamento destinado à aquisição e renovação de fundo documental.
Com esta iniciativa, o PNL atribui 2000€ a cada um dos 50 AE/ENA cujas listas melhor corresponderam aos critérios previamente definidos de qualidade, diversidade e representatividade dos diferentes perfis de leitores das comunidades educativas.
Candidaturas
18 JUN. | 31 JUL.
A existência de sugestões de leitura assentes em critérios de qualidade e diversidade é determinante para a promoção do gosto e para o aumento dos hábitos e índices de leitura. É neste âmbito que surge o Concurso 50 Listas de Leitura.
O concurso “50 Listas de Leitura” tem como objetivo fomentar a diversidade de sugestões de leitura, em função dos perfis de leitores de cada agrupamento ou escola não agrupada, incluindo alunos, corpo docente e não docente. Pretende-se igualmente reforçar o fundo documental das escolas, de forma a permitir a atualização das propostas de leitura, bem como a sua permanente adequação. Assim, espera-se que este responda às necessidades, motivações e interesses de leitores em diferentes estágios de proficiência e em contextos vários.
Estão abertas as inscrições da 3.ª edição do concurso, que decorrem de 18 de junho a 31 de julho. Consulte o Regulamento e submeta a inscrição em Formulários.
Os primeiros 50 AE/ENA que cumpram os critérios e apresentem as listas mais diversas e transversais receberão 2000,00 euros até ao final do mês de outubro de 2025 para aquisição do fundo documental que consta na lista apresentada. Estes livros terão de ser adquiridos até ao final do 1.º período do ano letivo 2025-2026.