Valorização de todas as literacias
Valorização de todas as literacias em relação às quais a leitura e a escrita são nucleares e transversais, tirando partido do convívio dos textos e do livro com o áudio, o vídeo e a multimédia.

Estamos hoje cada vez mais confrontados com novas maneiras de ler, em que convivem várias linguagens e códigos (verbal, visual, áudio, informático), vários suportes (impressos e digitais) e media (Internet, TV, rádio, livros, jornais, revistas,…), vários contextos, usos e práticas (formais, não-formais e informais), influindo no modo como percecionamos e interagimos com os diferentes textos.

Os novos cenários de leitura reclamam um novo sujeito leitor, apto a dominar as literacias múltiplas próprias dos ambientes informacionais e mediáticos em que atualmente vivemos e nos movimentamos, exigindo processos de aprendizagem e de formação que valorizem a aquisição e o desenvolvimento de novos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, comummente designados de competências do século XXI. A leitura e a escrita são uma componente chave transversal destas competências.

logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura