Página Inicial > Livros PNL
23.ª sessão do clube de leitura PNL2027 a ler!
23.ª sessão do clube de leitura PNL2027 a ler!
O País dos Outros, de Leila Slimani.

 

Livros que andamos a ler

23.ª sessão do Clube de Leitura

o País dos outros

 

A 23.ª sessão do Clube de Leitura PNL2027 é dedicado à leitura de à leitura de O País dos Outros, de Leila Slimani.

 

“Em 1944, Mathilde, uma jovem alsaciana, apaixona-se por Amine, um oficial marroquino que combate no exército francês durante a Segunda Guerra Mundial. Terminada a guerra, o casal muda-se para Marrocos e instala-se perto de Meknés. Amine dedica-se a recuperar a quinta herdada do pai, tentando arrancar frutos de uma terra pedregosa e estéril. Enquanto isso, Mathilde começa a sentir o jugo dos costumes conservadores do novo país, tão sufocante quanto o seu clima. Nem a maternidade apaga a solidão que sente no campo, longe de tudo, num lugar que não é o seu e a verá sempre como estrangeira.”

in [contracapa] O País dos Outros (2021). Ed. Alfaguara

 

 

 

“Pela primeira vez na vida, Mouilala partilhava a sua casa com uma mulher instruída e, quando via Mathilde debruçada sobre o seu papel de carta escuro, sentia uma enorme admiração pela nora. Proibira logo que se fizesse barulho nos corredores e obrigou Selma a não correr na escada. Também não permitia que Mathilde passasse os dias na cozinha, porque achava que não era lugar para uma europeia capaz de ler jornais e de virar as páginas de um romance. Portanto, Mathilde fechava-se no quarto e escrevia.”

 

O País dos Outros (2021). Ed. Alfaguara

 

cartaz

 

“Leïla Slimani nasceu em 1981, em Rabat, Marrocos, numa família de expressão francófona. Aos 17 anos partiu para Paris, onde estudou Ciências Políticas. Antes de se dedicar à escrita, trabalhou como jornalista. Publicou o primeiro romance — No jardim do ogre — em 2014 e obteve imediato reconhecimento da crítica e dos leitores, conquistando o Prémio Mamounia. Canção Doce reconfirmou o seu papel nas letras francesas e valeu-lhe a atribuição do prestigiado Prémio Goncourt, o mais importante prémio literário francês. Publicado em mais de quarenta países, e com mais de um milhão de leitores espalhados pelo mundo, Canção doce foi adaptado ao cinema e foi eleito um dos dez livros do ano pelo New York Times Book Review. O País dos Outros é o seu terceiro romance e venceu o Grand Prix de l’Héroine Madame Figaro. Além dos romances, Leïla Slimani tem publicados vários livros de ensaio e opinião, a par da sua atividade cívica em defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Liderou uma campanha para ajudar as mulheres marroquinas a reclamar os seus direitos, o que lhe valeu o Prémio Simone de Beauvoir para a Liberdade das Mulheres.”

 

Outros livros de Leila Slimani, editados em Portugal

 

 

Participe no Clube de Leitura PNL2027 a ler!

Acompanhe-nos aqui

 

Atualmente, a leitura literária e individual tem vindo a dar lugar à leitura plural e social. Cada vez mais os espaços de leitura são híbridos e o digital induz-nos a novas dinâmicas de leitura. Assim, a equipa do PNL2027 quer proporcionar a todos os leitores um novo espaço de leitura – O Clube de Leitura PNL2027 a ler! 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior