Leonor Riscado
Leonor Riscado
In memoriam
1959 - 2021

Falar de literatura infantil significa recordar Leonor Riscado.

O amor pelos livros para a infância e pelos seus autores fez de Leonor uma das maiores especialistas da área, à qual dedicou toda a sua vida.

Muitos foram os livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura que passaram pelas suas mãos. Ao seu labor e sapiência, expressamos uma profunda homenagem e agradecimento.

 

"Deixou-nos no passado dia 4 de Junho. Conhecíamo-nos há muitos anos. Era, acima de tudo, uma amiga fiel, verdadeira e solidária, de uma delicadeza de espírito rara, nos antípodas de qualquer espécie de egocentrismo. Mas foi também uma das professoras e investigadoras que mais sabiam, entre nós, sobre literatura para a infância e a juventude (LIJ). Escreveu muito e bem (comunicações, artigos, recensões críticas, apresentações públicas de livros) sobre os mais diversos autores e dirigiu não poucas teses e relatórios finais de mestrado sobre pedagogia da leitura e sobre LIJ. Fê-lo na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde leccionava (e fazia-o com grande entrega pessoal e profissional), e onde desempenhou cargos como o de presidente do Conselho Científico. Foi ainda membro da Associação Portuguesa de Críticos Literários, da comissão de redacção, além de colaboradora permanente, da revista “Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude” (1999-2011), com textos sempre marcados pela qualidade da escrita, pelo rigor e por uma sensibilidade peculiar. Foi, além disso, colaboradora, desde a primeira hora, do Plano Nacional de Leitura, e membro de diversos júris de prémios literários.
Deixa em todos os que a conheciam (colegas, escritores, ilustradores, amigos, alunos) uma enorme saudade. Nunca esqueceremos o seu olhar, o seu sorriso, a sua voz."

José António Gomes


Leonor Riscado continuará na nossa memória e coração. Quem melhor do que ela para nos acompanhar neste mês de junho, na celebração do centenário de uma das maiores escritoras portuguesas da sua eleição: Matilde Rosa Araújo.

Aqui fica, pois, um dos registos deixados a propósito, que evocamos com eterna saudade.

Obrigada, Leonor.

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura