24.ª sessão do clube de leitura PNL2027 a ler!
24.ª sessão do clube de leitura PNL2027 a ler!
Contra Mim, Valter Hugo Mãe

Livros que andamos a ler

24.ª sessão do Clube de Leitura

Contra Mim

 

A 24.ª sessão do Clube de Leitura PNL2027 é dedicado à leitura de Contra Mim, de Valter Hugo Mãe.

“Na vida de alguns escritores tudo parece conspirar para a inevitabilidade da escrita. Cada detalhe, por mais errático ou disfarçado de desimportante, já é a construção do fascínio pelo texto, algo que se confunde com a sobrevivência, com toda a dificuldade e alegria.
Valter Hugo Mãe, num "ano introspectivo", como diz, regressa com a história da sua própria infância e a magia profunda de crescer fazendo das palavras alimento, companhia, lugar, espera ou bocados de Deus.
Este livro é uma criança às páginas. Um escritor em menino.“

in [contracapa] Contra Mim (2020). Ed. Porto Editora

 

Apresentação do livro Contra Mim, de Valter Hugo Mãe

“Morrer-nos alguém são mil anos de leituras. Carregamos nossos mortos importantes como uma biblioteca de ciências cultas, uma infinidade de sabedorias que só se aprendem assim. Quem ainda não ama seus mortos não se educa de modo nenhum para este conhecimento específico. Não acede a uma erudição natural, Se é uma sorte amar apenas os vivos, é também o lado exterior do mistério. O amor assim, sem palavra, era um livro assim, sem palavra. Uma Bíblia de sentir e não de escrever e de ser lida. “

Contra de Mim (2020). Porto Editora

 

 

“Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da actualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em muitos países. Com As doenças do Brasil completa 25 anos de edição e 50 anos de vida. Autor dos romances: Contra mim (Grande Prémio de Romance e Novela - Associação Portuguesa de Escritores); Homens imprudentemente poéticos; A Desumanização; O filho de mil homens; a máquina de fazer espanhóis (Prémio Oceanos); o apocalipse dos trabalhadores; o remorso de baltazar serapião (Prémio Literário José Saramago) e o nosso reino.

Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos, O paraíso são os outros, As mais belas coisas do mundo e Serei sempre o teu abrigo.

A sua poesia encontra-se reunida no volume publicação da mortalidade. Publica a crónica Autobiografia Imaginária, no Jornal de Letras, e Cidadania Impura, na Notícias Magazine. Com exceção da poesia, que tem chancela Assírio & Alvim, toda a sua obra está publicada pela Porto Editora.”

in Porto Editora 

Livros de Valter Hugo Mãe, recomendados pelo PNL

 

Participe no Clube de Leitura PNL2027 a ler!

Acompanhe-nos aqui

 

Atualmente, a leitura literária e individual tem vindo a dar lugar à leitura plural e social. Cada vez mais os espaços de leitura são híbridos e o digital induz-nos a novas dinâmicas de leitura. Assim, a equipa do PNL2027 quer proporcionar a todos os leitores um novo espaço de leitura – O Clube de Leitura PNL2027 a ler! 

Destina-se a todos que gostam de ler e de livros. Juntos, vamos descobrir, partilhar reflexões e inquietações a partir de uma experiência de leitura de um livro recomendado pelo PNL2027.

Junta-te a nós!

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura