Página Inicial > Ações > Projetos > Ler+Jovem

Ler+Jovem
Ler+Jovem
Candidatura 2020

A importância e a centralidade que a leitura tem na vida dos jovens é inquestionável. Novos ambientes de leitura, a reinvenção de espaços de partilha e um reforço das competências leitoras multimodais ampliam o conceito de leitor nos tempos atuais. A leitura transmédia apresenta-se como uma atividade emergente na receção e produção de conteúdos e no desenvolvimento de diferentes literacias, através da utilização de variados dispositivos, suportes e plataformas.

A leitura amplia as competências de compreensão, análise e crítica, favorece a socialização e a autonomia, valoriza a inclusão social e a construção de sentidos.

Ler+ Jovem é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que se destina às escolas secundárias da rede pública, convidando-as a construírem projetos de leitura em que os jovens sejam os protagonistas por excelência, dirigindo-se aos seus pares e à população em geral, dentro e fora da escola.

A submissão da candidatura decorre entre 6 de novembro e 31 de dezembro, através do preenchimento do formulário “Ler+ Jovem”. 

Para mais informações, contactar apoiopnl@pnl2027.gov.pt  (assunto: Ler+ Jovem).