Página Inicial > Ações > Projetos > Ler + Qualifica

Ler + Qualifica
Ler + Qualifica

Ler + Qualifica

 

Convidam-se as escolas e Centros Qualifica à consulta das orientações e à apresentação de uma candidatura 2021 no formulário do portal do PNL2027, fomentando o crescimento dessa rede de CQ a Ler+.

O projeto Ler+ Qualifica resulta de uma parceria do PNL 2027 com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), dirigida à população adulta que frequenta processos de Reconhecimento e Validação, Certificação de Competências (RVCC), percursos de Educação e formação de Adultos (EFA), Formações Modulares (FM) ou Competências Básicas (CB) e ainda o Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL). 

O projeto tem por principal finalidade a constituição de uma rede de Centros Ler+ Qualifica que contribua para a qualificação da população adulta e incremente o gosto de ler, as competências de leitura e escrita e as práticas leitoras, desenvolvendo, de acordo com as Orientações definidas, não só a literacia funcional e instrumental dos adultos, mas também a literacia literária.

Desde 2017, os Centros Qualifica aderentes dinamizam múltiplas atividades com um público adulto muito heterogéneo, tradicionalmente arredado de uma vivência enquanto leitores, mas agora comprometido em recuperar e desenvolver aprendizagens, fundamentáveis aos seus percursos de vida.

Em março de 2020, a pandemia do Covid 19 suspendeu as aulas presenciais nas escolas, ditou o confinamento social e gerou as dificuldades inerentes a um ensino à distância com adultos, pouco autónomos na leitura, na escrita e no uso das TIC.

Incentivados pelos formadores, os adultos aguardaram, em casa, a ler ou a escrever, melhores dias escolares, ansiando pelo regresso às aulas e aos apoios presenciais tal como às atividades do Ler + Qualifica.

Vivendo uma pandemia sem data para terminar, os Centros Qualifica vivem a incerteza, redefinindo-se com novas estratégias, adotando diferentes metodologias, (re)criando atividades e recursos e elegendo como prioridade o desenvolvimento da autonomia e do uso competente das tecnologias por estes adultos em formação.

Divulgamos o trabalho dos 77 Centros Qualifica, espalhados pelo país, responsáveis pela dinamização do projeto junto de cerca de 24 mil adultos formandos, em 2019-20.

 Mapa

 

 

  • Sul e Ilhas
    Centros Qualifica
    Sul e Ilhas
    Leia
  • Centro
    Centros Qualifica
    Centro
    Leia
  • Norte
    Centros Qualifica
    Norte
    Leia
  • Lisboa
    Centros Qualifica
    Lisboa (AML)
    Leia
  • Porto
    Centros Qualifica
    Porto (AMP)
    Leia
  • Ler+qualifica
    Ler+ Qualifica
    2019/2020
    Leia
  •