4.º Encontro Literatura e Ciência
4.º Encontro Literatura e Ciência
Limite de Idade - A Longevidade na Literatura e na Ciência
Teatro Thalia, 11 de março, às 17h

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) continua, no dia 11 de março, o ciclo de Encontros de Literatura e Ciência, em parceria com o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, com uma sessão intitulada: Limite de Idade - A Longevidade na Literatura e na Ciência.

Francisco Dionísio e Dinis Pestana falarão acerca do envelhecimento, da procura da juventude eterna, da fuga à morte, e de como estes temas sempre deslumbraram a humanidade. Alexandre Quintanilha dirá algumas palavras sobre a obra do seu pai, o distinto geneticista Aurélio Quintanilha, a quem Vitorino Nemésio dedicou o seu livro Limite de Idade. Isabel Fraga Alves abordará a longevidade de um ponto de vista estatístico, esclarecendo-nos sobre o que é a esperança de vida, as razões de esta estar a aumentar e as suas consequências. Richard Zimler fará um breve comentário sobre a ressurreição, que é um tema central do seu livro O Evangelho Segundo Lázaro.

Estarão em foco nesta sessão obras de Nemésio, de Sena, de Beauvoir e de autores de divulgação científica, tais como Paul Davies e as suas máquinas do tempo, e as previsões para o futuro baseadas na Ciência, presentes em livros recentes de Yuval Noah Harari ou Michio Kaku. Falar-se-á, ainda, de Termodinâmica e de Física Quântica, bem como das explicações que as Biologias Molecular e Evolutiva nos dão para o envelhecimento. E, por fim, de como a idade não é um travão fatal à realização pessoal e à criatividade.


1.º encontro: "Labirintos"

2.º encontro: "O Desconhecido Assusta e Fascina - Ciências, Humanidades e Risco: um Convívio Fecundo"

3.º encontro: "Mentes / Inteligência Artificial: Aplicações e Implicações."

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura