Página Inicial > Ações > Eventos > 3.º Encontro Literatura e Ciência

3.º Encontro Literatura e Ciência
3.º Encontro Literatura e Ciência
Teatro Thalia, 18 de fevereiro, 17h

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) continua, no dia 18 de fevereiro, o ciclo de Encontros de Literatura e Ciência, em parceria com o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), com uma sessão intitulada: Mentes / Inteligência Artificial: Aplicações e Implicações.

Os oradores Jorge Buescu, Arlindo Oliveira e Dinis Pestana debruçar-se-ão sobre a área da mente relacionada com a Matemática, surpreendentemente, muito próxima da área de outras artes, em particular da literatura, e também de outras como o teatro, a música ou a poesia. De Chaucer a Borges, de Caroll às novelas gráficas, Matemática e Literatura cruzam-se e reforçam-se, numa estranha dança da mente.

Focar-se-á, ainda, o poder do cérebro humano, resultado de milhões de anos de evolução, por enquanto incomparavelmente superior ao de qualquer máquina ou ser vivo conhecidos. Descrever-se-á como os avanços na ciência e na tecnologia podem permitir a criação de inteligência artificial em suportes digitais, tentando responder a questões inevitáveis: será o cérebro humano o único sistema capaz de acolher uma mente inteligente e consciente? Se sistemas com inteligência artificial geral se tornarem uma realidade, quais serão as implicações sociais, económicas, legais e éticas?