Página Inicial > Leituras > Um livro por semana > Um livro por semana

Um livro por semana
Um livro por semana
Um livro… para começar 2021
2.janeiro.2021

 

Desvio

 

“É verão. Os pais foram de férias. Os amigos também.
A namorada pediu-lhe um tempo.
Miguel tem a casa só para si. Vê televisão, joga computador, lê o livro de código. O mundo parece suspenso no meio do calor.
“Tudo o que quero é que nada aconteça. Que tudo permaneça como está. O planeta muito quieto. Com a sua lei da gravidade, as suas regras de trânsito.”
Onde irá dar este desvio?

  

Desvio

 

Desvio  foi publicado pela editora Planeta Tangerina, em junho de 2020, e já é premiado. Venceu o Prémio Amadora BD: Melhor Obra de Ilustrador Português (2020) e foi nomeado, nas categorias “Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial” e “Melhor Argumento Nacional”, nos Prémios Bandas Desenhadas (2020).

 

Desvio tem dado muito que falar.

“Os autores não são especialistas de BD, e ainda bem: a Ana é escritora com talento para diálogos e frases curtas e com abertura de espírito para perceber como os desenhos também são escrita; o Bernardo é desenhador rápido e virtuoso com entendimento raro da narração visual num livro. Juntos fizeram uma obra que descarrila alegremente dos cânones mais comuns (…), com um equilíbrio raro entre palavra e desenho – nem é uma narrativa visual com legendas, nem um lençol de palavras com desenhos explicativos.”

António Jorge Gonçalves (ilustrador), Agosto 2020

 

Este título poderá vir a tornar-se num importante contributo para a literatura gráfica portuguesa (…) [pelo] que ele poderá representar em termos de espelho das emoções mais vigentes nas gerações jovens dos nossos tempos.


Pedro Moura, Blogue Ler BD, 24/07/2020

 

Desvio 

 

 

Desvio 

 

Acompanha o processo criativo. Espreita o making off do livro Desvio.

  

Ana Pessoa 

 

“Ana Pessoa nasceu em Lisboa em 1982. É autora de livros juvenis, todos eles editados pelo Planeta Tangerina. Os seus livros estão também publicados no Brasil, no México e na Colômbia. Mereceram distinções tanto em Portugal como no estrangeiro: Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2018, finalista do Premio Fundación Cuatrogatos 2018 (México), seleção White Ravens 2015 e 2017, Prémio Branquinho da Fonseca 2011.

Em 2017 integrou a seleção Aarhus39 do Hay Festival, composta por 39 escritores de literatura infantojuvenil, com menos de 40 anos, considerados mais promissores na Europa.

Mantém um blogue desde 2007 (www.belgavista.blogspot.com)” in Planeta Tangerina.

  

 

Bernardo P. Carvalho

 

“Aos 5 anos, ofereceram-lhe o disco do Jardim Jaleco e nunca mais voltou a ser o mesmo. Terá sido por essa altura que começou a subir à prateleira do pai para ler todos os livros de banda desenhada que encontrava. Aos 10 anos atropelou uma velhota quando ia lançado na sua bicicleta amarela e esta recordação, assim como os remorsos e a culpa, nunca mais o largaram.

Aos 16 anos conheceu a Isabel e a Madalena que lhe deram a conhecer as vicissitudes de uma vida intelectual. Aos 17 anos, os testes psicotécnicos indicaram “92% ar livre”.  Aos 19 anos, entrou para o Curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. A certa altura resolveu sair (os testes psicotécnicos tinham razão).

Em 1999, fundou o Planeta Tangerina. Desde então ganhou vários prémios:

BolognaRagazzi Awards (Non-fiction, 2019 / Opera Prima, 2015); Gustav Heinemann Peace Prize (Germany, 2017); Menção Honrosa no “Best Book Design From All Over the World” da Leipzig Foundation; “Melhor álbum ilustrado” no Deutscher Jungendliteraturpreis (2017); “Melhor Livro Editado” no CJ Picture Book Festival da Coreia; Prémio Nacional de Ilustração 2009; “Melhor Livro” Banco del Libro (Venezuela); Nomeação para a Lista de Honra do IBBY.

Os seus livros estão publicados em mais de 25 países.“ in Planeta Tangerina.

 

 

 Uma conversa com Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho

 

″Desvio″: um livro na cabeça de um jovem entre o Instagram e o exame de código - in jornal Diário de Notícias

 

Fim do desvio

 

 

Outros livros de Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho

 Mary John     Supergigante     Aqui é um bom lugar 

 Gosto, logo existo     Plasticus Maritimus - Uma espécie invasora     O caderno vermelho da rapariga karateca 

Assim ou assado      O gnu e o texugo - cuidado com o vento     Banana!


Veja outros "Um Livro por Semana"

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.