Página Inicial > Leituras > Um livro por semana > Um livro por semana

Um livro por semana
Um livro por semana
Um livro… um grito de alerta.
15.maio.2021

 

A sexta extinção

 Prémio Pulitzer
Finalista do National Book Critics Award 

 

Leitura recomendada por Yuval Noah Harari, Al Gore, Bill Gates e Barack Obama, entre outras personalidades mundiais.

«Um livro maravilhoso e um aviso muito claro de que mudanças repentinas são possíveis de ocorrer. Já aconteceram no passado e podem vir a repetir-se.»

Barack Obama


 

  

 The Sixth Extinction

 

“A história da Sexta Extinção, pelo menos tendo em conta a forma como escolhi apresentá-la, é composta por 13 capítulos. Cada um segue uma espécie que é de algum modo emblemática - por exemplo, o mastodonte-americano, o arau-gigante, uma amonite que desapareceu no final do perído Cretácio juntamente com os dinossáurios. As criaturas dos primeiros capítulos já estão extintas, e essa parte do livro debruça-se principalmente sobre as grandes  extinções do passado e sobre a história inesperada da sua descoberta, começando pelo trabalho do naturalista francês Georges Cuvier. A segunda parte do livro decorre maioritariamente no presente - na cada vez mais fragmentada floresta amazónica, nas encostas quentes dos Andes, nos confins da Grande Barreira de Coral. Escolho ir a estes lugares especificos pelos motivos jornalísticos habituais – porque lá existia  um posto de investigação ou porque alguém me convidou para acompanhar uma expedição. A extensão das mudanças que estão a ocorrer é tal que eu podia ter ido praticamente para qualquer lugar do mundo e, com a orientação devida, encontraria os sinais destas mudanças. Um dos capítulos diz respeito ao extermínio que está a acontecer mais ou menos no meu próprio bairro (e, com toda a probabilidade, também no seu).

Se a extinção é um tópico mórbido, a extinçáo em massa também o é, mas numa escala maciça. Ainda assim, é igualmente um tópico fascinante. Nas páginas que se seguem, tento transmitir as duas vertentes: o entusiasmo do que se está a aprender e o horror da sua realidade. A minha esperança é que os leitores deste livro o terminem com a consciência do momento verdadeiramente extraordinária em que vivemos.”

in Prólogo de A Sexta Extinção, editora Elsinore




Registos acumulados de espécies extintas nos últimos 500 anos




Elizabeth Kolbert


Elizabeth Kolbert é jornalista, tendo escrito para o New York Times durante 15 anos. Trabalha para a New Yorker desde 1999, revista na qual publica regularmente reportagens sobre ciência. O seu trabalho sobre o aquecimento global, «The Climate of Man», venceu o National Magazine Award for Public Interest, em 2006, entre outros prémios. Foi também galardoada com o National Magazine Award para recensões e críticas, em 2010, bem como o Heinz Award, no mesmo ano.

É autora de The Prophet of Love: And Other Tales of Power and Deceit, publicado em 2004, e de Field Notes from a Catastrophe, de 2006. A Sexta Extinção recebeu o Prémio Pulitzer para obras de não-ficção, em 2015, e foi finalista do National Book Critics Circle Award. Está traduzido em mais de 30 línguas.“

in editora Elsinore



Há evidências de que já estamos a viver o sexto evento de extinção em massa da Terra.



“Nos últimos 500 milhões de anos, a Terra passou por cinco extinções em massa, nas quais a diversidade da vida no planeta se reduziu drástica e subitamente. Atualmente, e pela primeira vez na História, decorre um processo de extinção em massa provocado por uma única espécie: o Homem. Nos últimos dois séculos, provocámos danos irreparáveis no clima e ecossistema global; como consequência direta, mais de um quarto de todos os mamíferos da Terra está hoje em vias de extinção, tal como aconte Server Error

Server Error

The server is temporarily unavailable due to an internal error. Please notify the system administrator of this problem.


Date: 2021-09-16T15:40:02.815+00:00


Resin/4.0.64 Server: 'resin8800'