Página Inicial > Leituras > Um livro por semana > Um livro por semana

Um livro por semana
Um livro por semana
Um livro…para ver e ler.
10.abril.2021

 

O que vemos quando lemos

 

 

“O que vemos quando lemos? Tolstoi chegou a descrever Anna Karénina? Herman Melville alguma vez nos revelou a aparência exata de Ismael?
O conjunto de imagens fragmentadas numa página — uma orelha elegante ali, uma madeixa rebelde acolá, um chapéu posicionado de determinada maneira — e outras pistas e significantes ajudam-nos a imaginar uma personagem. Mas, na verdade, a sensação de conhecermos intimamente uma personagem tem pouco que ver com a nossa capacidade de imaginarmos as figuras literárias que amamos (ou odiamos).
O Que Vemos Quando Lemos é uma exploração singular e deslumbrante da fenomenologia da leitura, mostrando-nos como formamos imagens a partir da leitura de obras literárias, e como essas interpretações transformam a própria obra.
Peter Mendelsund, um dos mais conceituados designers editoriais contemporâneos, combina uma carreira artística premiada com a sua primeira paixão, a literatura, num dos mais provocadores e invulgares exercícios acerca da forma como compreendemos o ato de ler.”

in O Que Vemos Quando Lemos (2015), editora Elsinore 

 

 

Peter Mendelsund

 

“É diretor de arte associado da Alfred A. Knopf, uma das mais conceituadas editoras norte-americanas, e pianista clássico em recuperação. O seu trabalho foi reconhecido pelo Wall Street Journal como produzindo «as capas de livros mais icónicas e imediatamente reconhecíveis da ficção contemporânea». Vive em Nova Iorque.“

in O Que Vemos Quando Lemos (2015), editora Elsinore

 

 

Conheça a página pessoal de Peter Mendelsund.

   

 

 

What We See When We Read | Detalhes da Edição

 

 

“O que vemos quando lemos? (Além de palavras numa página.) O que imaginamos nas nossas mentes?“




“A história da leitura é uma história recordada. Quando lemos, estamos imersos. E, quanto mais imersos estamos, menos capacidade temos, no momento, de voltar a atenção das nossas mentes analíticas para a experiência  em que estamos absorvidos. Deste modo, na verdade, quando discutimos  a sensação de ler, é da memória de termos lido que estamos a falar.
E esta memória é uma memória falsa.
(…)
Quando recordamos a experiência de ler um livro, imaginamos um desdobrar contínuo de imagens.“



O que vemos quando lemos



“Questiono os leitores. Pergunto-lhes se conseguem imaginar com clareza as suas personagens preferidas. Para estes leitores, a uma personagem querida « a imaginação dá corpo», parafraseando William Shakespeare.“



O que vemos quando lemos



Rumo ao Farol [de Virginia Woolf] é um romance exemplar pela descrição minuciosa da experiência sensorial e psicológica, entre outros méritos. Mais  do que personagens, o local e o enredo, a  matéria-prima do livro são os dados  sensoriais.
O livro começa assim:
- Sim, claro, se amanhã estiver bom - disse Mrs Ramsay […].
Imagino estas palavras a ecoarem num vazio. Quem é a senhora Ramsay? Onde é que ela está? Ela está a falar com alguém. Duas pessoas sem rosto num vazio: incipientes e não formadas.
À medida que lemos, a senhora Ramsy torna-se uma colagem, composta por recortes, como os do livro do seu filho James.“



O que vemos quando lemos




“Estou a ler a Ilíada  e reparo (nesta altura: sem surpresa) que Homero dota a personagem Aquiles de muito poucas características  físicas. Muito do que sei de Aquiles da minha leitura é extrapolado.
Felizmente ( a não ser que eu tenha tomado Aquiles por outra personagem, por exemplo, Pátrocolo …) . Aquiles traz  um epíteto associado. Aquiles tem «pés velozes».“



O que vemos quando lemos



Descubra as magníficas capas de livros desenhadas  por Peter Mendelsund.

 

 

O blog LerBD apresenta uma breve recensão sobre o livro O Que Vemos Quando Lemos.

 

 

Outro livro de Peter Mendelsund:

The look of the book



Capas de livros desenhadas por Peter Mendelsund:


A novel     The flame alphabet


Pessoa     Robert Pirsig and the art of motorcicle maintenance 


The delivery     The rings of Saturn

  

Veja outros "Um Livro por Semana".

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.