Que cidadania e literacia digitais?
Que cidadania e literacia digitais?
Seminário Cenários de Aprendizagem
7 abril, 18.30h

Decorreu no dia 7 de abril, entre as 18h30 e as 19h30, uma nova edição do Seminário PNL2027, Cenários de Aprendizagem Leitura, Escrita, Tecnologias: Cenários de Aprendizagem, subordinado ao tema “Que cidadania e literacia numa escola e sociedade cada vez mais digitais?”

Neste Seminário, propomos uma mesa redonda em que participarão o investigador Luís Pereira, da Universidade de Coventry e Tito de Morais, fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net e Co-autor do livro “Cyberbullying – Um guia para pais e educadores”.

O evento foi transmitido no YouTube do PNL2027. 

 

 

Numa semana em que regressam ao ensino presencial o 2.º e o 3.º ciclos do ensino básico e se prepara o regresso dos alunos dos ensinos secundário e superior, importa reflectir nas  implicações na escola, e na sociedade em que a escola se integra, dos dois recentes períodos de digitalização do ensino e da escola forçados pela Pandemia. Como contribui - e pode continuar a contribuir - a escola para a promoção da literacia digital dos alunos e dos cidadãos em geral? A que questões de segurança e cidadania digital importa cada vez mais estar alerta num momento em que as escolas preparam os seus planos de  transição digital. Que impactos tem afinal a escola na sociedade global?



 

Luís Pereira

  

Luís Pereira, é professor, investigador, formador na área da educação para os media e literacia digital. Após concluir o seu doutoramento na Universidade do Minho, em 2012, passou a residir em Inglaterra, trabalhando atualmente na Universidade de Coventry, onde ensina na Pós-Graduação sobre práticas académicas no ensino superior.

     
Tito de Morais  

Tito de Morais é o fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net, uma iniciativa familiar que, desde 2003, ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação. Membro do Conselho de Acompanhamento do Centro Internet Segura, do Conselho Consultivo da equipa Portuguesa do EU Kids Online, representa o Projeto MiudosSegurosNa.Net no Centro de Segurança Familiar da Google e no Centro de Segurança do Facebook. 

 

 

Aceda ao Projeto

LET

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura