João Ferreira Oliveira
Craques da Leitura
João Ferreira Oliveira

 

AE de Arga e Lima 


 

O escritor João Ferreira Oliveira dinamizou, via Zoom, um encontro com cerca de 60 alunos do 6.º Ano do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima. 

Tratou-se de uma sessão sobre a arte da escrita, da leitura, do futebol e do desporto, em geral, com livros e episódios biográficos partilhados pelo autor que muito contribuíram para o enriquecimento dos temas abordados. 

O escritor provou-nos que não é impossível conciliar o mundo da leitura com o do desporto. Bem pelo contrário. É na experimentação que se busca a felicidade, uma complementaridade que é a busca de um equilíbrio, muitas vezes com esforço, que traduz melhor o sabor de cada sonho alcançado. 

Deixamos ainda uma pequena nota sobre os livros deste autor que constam no catálogo do PNL2027.


AE D. João V (Amadora) 

 

Teve lugar no dia 21 de março, no AE D. João V, uma sessão com escritor João Ferreira Oliveira.

Na bonita biblioteca do agrupamento, e para cerca de setenta alunos do 5.º Ano, o autor falou da sua experiência enquanto escritor, leitor e desportista, que mantém desde estudante, contrariando a opinião comum que segmenta as diversas realidades como se fossem inconciliáveis. A dar ênfase a esta pluralidade de vivências, um conjunto de alunos, orientados pela docente de educação musical, presenteou-nos com as cores das letras das suas vozes, exemplificando como um coro poderá simbolizar a valorização das múltiplas facetas da vida, permitindo a confluência do que é sentido em cada ação realizada.

De igual modo, e retomando o parágrafo anterior, as pertinentes questões colocadas pelos participantes abordaram diversos temas, desde o que é ser escritor, as dificuldades da escrita, a escolha de livros ou a importância do empenho no estudo e no desporto. Uma última nota para o excelente trabalho desenvolvido pelas professoras bibliotecárias e demais professores na preparação deste encontro, que reforça a nossa convicção na defesa e promoção da leitura e do desporto.

 

E.B. Prof. Egas Moniz (Massamá) 

No dia 29 de maio, João Ferreira Oliveira esteve presente na E.B. Prof. Egas Moniz para uma sessão dos Craques da Leitura com 40 alunos do 8.º Ano, tendo como tema a relação entre o desporto e a leitura.

Na sua exposição sobre os livros, a escrita e como eles se conjugam com o desporto, ou, de modo inverso, como este proporciona aqueles, o autor desenhou percursos possíveis para que os alunos pudessem ser também eles praticantes destas atividades e mensageiros da importância da sua interseção.

Como vem sendo hábito, as perguntas dos alunos criaram um novo texto sobre as obras e os temas apresentados, ganhando a sessão novos horizontes para discussão. O agradecimento final endereçado pelos nossos jovens craques da leitura ao escritor foi, de igual forma, não o encerrar do encontro, mas mais uma nota que deixou uma janela aberta para um novo tema de conversa. Sobre este autor, poderão consultar as seguintes obras que constam do catálogo PNL2027: A estranha história do príncipe que inventou o abecedário; Monterrosso; Diário das coisas impossíveis.

 

jogador


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura