ELINET - Rede Europeia de Políticas de Literacia
ELINET - Rede Europeia de Políticas de Literacia
PNL2027 marca presença no Simpósio
2018

Sob o tema Learning from the Past for the Future: Literacy for All, vai decorrer a 21.ª Conferência Europeia sobre Literacia 2019, durante a qual o Plano Nacional de Leitura 2027 apresentará um poster acerca dos projetos que têm vindo a ser desenvolvidos sobre Literacia familiar e emergente.

 

Sob o tema "Literacia no século XXI - Participação, Inclusão e Equidade", decorreu nos dias 23 e 24 de julho, na Universidade de Colónia, na Alemanha, o Simpósio Internacional da ELINET.

O Plano Nacional de Leitura 2027 esteve presente neste Simpósio com uma comunicação com o título: "Política Pública de Leitura em Portugal – iniciativas e desafios", tendo, ainda, integrado uma mesa redonda em que se debateram as políticas de literacia na Europa, a partir de exemplos de sucesso dos programas nacionais de Portugal, Irlanda, Suécia e Finlândia.

 

 Simpósio ELINET

A ELINET  (Rede Europeia de Políticas de Literacia) é uma associação criada em fevereiro de 2014 que unifica 77 organizações parceiras de 28 países europeus (incluindo 24 estados membros da UE) envolvidas na formulação de políticas de literacia e promoção da leitura na Europa.

A ELINET esforça-se para melhorar as políticas de literacia em todos os países membros, reduzir o número de crianças, jovens e adultos com baixos níveis de literacia na Europa e ajudar a aumentar as habilidades de leitura e a leitura por prazer.

 


 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura