Não tenho medo do escuro
Helena Haraštová e Jakub Cenkl

 Não tenho medo do escuro 

Título:

Não tenho medo do escuro

Autor:

Helena Haraštová e Jakub Cenkl

Ilustrador:

---

Editor:

Jaracandá

 

 

 

 

Não tenho medo do escuro, livro animado de Helena Haraštová e Jakub Cenkl, foi editado pela Jacarandá, em 2017.
As imagens, mergulhadas na penumbra, a ocupar a dupla página, registam as angústias de um menino, permanentemente assustado com os fantasmas escondidos no escuro do quarto, da garagem, do quintal, da rua, da casa da avó, da floresta e, até, do acampamento. Os barulhos inexplicáveis, os olhos ameaçadores vindos não se sabe de onde, os movimentos suspeitos e as sombras inesperadas enchem-no de receio: “Serão fantasmas?”
Através do recurso a abas que a criança puxa para “acender a luz”, ela desliza do escuro para a claridade, perdendo, pouco a pouco, o medo pois, afinal, descobre os seus conhecidos e amigos do quotidiano. No quarto, estão apenas as roupas e os brinquedos; na garagem, está só o pai; no quintal, apenas o gato; na rua, é só um ratinho; na casa da avó, o cão; na floresta, apenas a coruja, o ouriço, a lebre; e, no acampamento, o pai e a mãe.
A resposta, previsível e definitiva, chega, alegre: “Nunca mais tenho medo do escuro.”
Oriundos da República Checa, autora e ilustrador constroem um objeto atrativo. O texto, simples, oscila entre dúvidas e certezas. A ilustração, de dupla face (noturna e diurna), amplia a descoberta dos mundos da imaginação e da realidade. Ao desfazer receios, auxilia os pais na terrível hora de apagar a luz e dizer: Boa noite. Até amanhã!

Ver

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura