Ler e dar a ler
Ler e dar a ler
Mediadores vão às escolas
Escolas selecionadas

A Leitura Orientada em Sala de Aula tem o propósito de criar um espaço e um tempo para progredir na aprendizagem da leitura e da escrita, aprofundando a compreensão e a capacidade leitoras - ler, ler bem, ler melhor, de forma fluente e prazerosa.

Leitura Orientada em Sala de Aula. Plano 21|23 Escola+

  

No âmbito da Iniciativa Ler e dar a ler - Mediadores vão às escolas informa-se que já foram publicados os nomes dos Agrupamentos de Escolas selecionados . As sessões decorrerão entre setembro e dezembro de 2022. O PNL2027 propôs que seja dado um enfoque prioritário à Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA), dedicando uma hora a esta atividade, diariamente no 1.º ciclo e semanalmente no 2.º ciclo. 

Acompanhe, no site LOSA, a atualização da página Livros para Ler o Mundo

 

A aquisição de uma competência leitora sólida exige uma prática constante que não depende apenas do ensino da leitura e da escrita, mas também do tempo que lhes é dedicado, do contacto com diferentes tipos de livros e da experimentação de formas orientadas de interação que aproximem os textos e os leitores.

Para facilitar e enriquecer este trabalho transformador, recuperando aprendizagens, estimulando o prazer de ler e induzindo hábitos de leitura, o PNL2027 procurou a coadjuvação de uma comunidade alargada de mediadores literários.

Os mediadores promovem a leitura e a escrita, favorecem o diálogo entre os livros e os leitores e criam oportunidades de progressão e de descoberta que se concretizam através de uma multiplicidade de atividades motivadoras e criativas, constituindo-se como um aliado estratégico para as escolas.

Com este propósito, o PNL2027 desafiou um conjunto de reconhecidos mediadores para levarem às escolas formas de abordagem inspiradoras do uso e fruição do livro e da leitura, de que os professores se possam apropriar para as suas práticas com os alunos em sala de aula.

Neste sentido, o PNL2027 convidou os agrupamentos que têm integrado o projeto “Já Sei Ler” de forma continuada e que se encontram envolvidos em atividades de leitura orientada em sala de aula, a participarem nesta experiência de ler e dar a ler, para a qual elegeu, nesta fase, o 3.º ano de escolaridade.

Para a concretização desta iniciativa, é atribuído a cada agrupamento um financiamento variável, a usar para o pagamento ao mediador/a de honorários e despesas de transporte, alojamento, alimentação e produção de um vídeo das sessões, de modo a assegurar a posterior disseminação da experiência no agrupamento e a sua replicação noutras escolas.

A seleção dos agrupamentos inscritos teve em consideração os mediadores assinalados e a sua disponibilidade para o número, localização e calendário das ações pretendidas, seguindo a ordem de entrada dos pedidos e o limite da verba adstrita a esta medida no orçamento do PNL2027 deste ano.

As ações terão 1 hora de duração ou duas sessões de 1 hora cada, em tempos próximos, a agendar entre as escolas e os mediadores.

Os livros a usar (conjuntos de exemplares de um mesmo título e outros livros variados) serão escolhidos pelos mediadores em articulação com os professores titulares. Esta escolha deve ter em conta o fundo documental existente no agrupamento, designadamente nas suas bibliotecas escolares.

Consulte a lista de Mediadores e Ações disponíveis.

 

Veja também – Leitura Orientada em Sala de Aula

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura