Página Inicial > Livros PNL
Biblioteca Digital
Biblioteca Digital
Empréstimo de ebooks e outros conteúdos digitais.

A criação de uma biblioteca digital enquanto sistema público de empréstimo de ebooks e e outros conteúdos digitais de leitura, acessíveis de forma livre e gratuita a professores e alunos, é uma proposta do PNL2027, inserida no domínio 2.4. +Digital, do Plano 21|23 Escola+, financiado pelo PRR.

Volvidos mais de dois anos de pandemia, em que os serviços online ganharam uma proeminência nunca observada e em que a transformação digital se impôs como uma prioridade nacional, é tempo de iniciar o caminho da leitura digital nas escolas.

O livro é um recurso estrutural da educação e da formação de leitores informados, críticos e responsáveis. A criação de uma biblioteca digital afigura-se como uma base indispensável para um ensino e aprendizagem enriquecidos e de qualidade, uma prática da leitura e da escrita digitais mais competente e um aumento do gosto e do hábito de ler, em papel ou no ecrã.

Este propósito está consignado na Orientação Técnica estabelecida pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência, de 17 de janeiro de 2022, mediante a criação de uma Biblioteca Digital e repositório de ebooks, incluindo custos de conceção, criação de imagem e promoção, desenvolvimento aplicacional, aquisição de ebooks, e aquisição de infraestrutura tecnológica para alojamento (p.9).

A disponibilização de uma plataforma de empréstimo de livros e outros recursos eletrónicos (audiolivros, jornais, revistas, …) constitui uma ferramenta estratégica da transição digital da escola para conseguir acompanhar os contextos e as práticas sociais de leitura que marcam a atualidade e corresponder às novas formas de criação, fornecimento e distribuição de conteúdos, em contínuo crescimento.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior