LIDER
LIDER
Leitura e Influenciadores Digitais em Rede
PNL2027/ DGLAB/ RNBP

LIDER é um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), em parceria com Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) e a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), que pretende tirar partido das potencialidades das redes sociais para a criação de leitores, explorando novas formas de dinamização do livro e da literatura, mostrando práticas criativas de comunicar e dar a ler, divulgando espaços digitais inteiramente dedicados à partilha da leitura, em suma, usando as redes sociais como um grande aliado no incentivo do interesse e do hábito de ler.

É intenção do projeto estabelecer interação com a comunidade literária digital de bookbloggers, booktubers, bookstagrammers e booktokers, enquanto conjunto de perfis que ativamente promovem a leitura, fazendo mais leitores.

O LIDER exprime essa vontade de intercâmbio trazendo aqueles difusores do livro até aos espaços virtuais do PNL2027 e levando até aos seus canais conteúdos de interesse do PNL2027, vinculando a este movimento as bibliotecas municipais interessadas em disponibilizar aos influenciadores espaços, livros e eventos que deem a este projeto uma dimensão física e um âmbito nacional.

No sentido de operacionalizar esta colaboração, PNL2027 e a DGLAB/ RNBP propõem o estabelecimento de acordos em que se identifiquem as ações a realizar por cada um dos ativistas literários, de modo pontual ou regular, em presença ou à distância.

 

Para a implementação do LIDER contamos como ponto de partida com:

- a consultoria de José Miguel Tomasena, cujo trabalho académico e conhecimento nesta área enriquecerá o projeto.

- um levantamento de influenciadores literários portugueses potencialmente interessados no projeto.

- um conjunto de exemplos, recursos e referências de atividades realizadas em Portugal e no resto do mundo inspiradoras do projeto.

 

As comunidades literárias digitais são, pela sua influência, fundamentais num contexto em que as redes sociais têm um papel cada vez maior nas nossas vidas. O PNL2027 e a DGLAB/ RNBP podem aumentar a sua visibilidade e impacto trazendo para a esfera da política pública da leitura o reconhecimento do seu papel e influência na criação de leitores.

 

Lider

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura