Leitura em Família
Leitura em Família
O prazo de candidatura ao Leitura em Família foi alargado até dia 3 de abril
21 fevereiro | 03 abril de 2024


O Plano Nacional de Leitura lança o Programa Leitura em Família. Este programa tem como objetivo dotar as famílias de competências e motivação para lerem com as crianças e jovens e alicerça-se em quatro eixos: investigação; formação de mediadores; ações de capacitação das famílias para a leitura; festival Leitura em Família. Prevê a articulação entre famílias, escola, biblioteca municipal e rede social municipal. 

Em 2025, pretende-se que este programa tenha abrangência nacional, pela disponibilização de desafios de leitura em formato digital, que permitam a participação de todos.  

A candidatura está aberta até dia 03 de abril. Para concorrer ao programa, basta preencher o formulário disponível aqui. Aconselha-se a leitura atenta do regulamento 


Fase 1 

- Lançamento de estudo de investigação sobre práticas existentes de leitura em família. 

- Candidatura dos municípios ao Programa Leitura em Família, constituindo uma equipa que integra professor bibliotecário, bibliotecário municipal e elemento da rede social. 


Fase 2  

- Formação dos professores bibliotecários e bibliotecários municipais (45 municípios em 2024). 

- Atribuição de financiamento PNL. 


Fase 3 

- Organização de ações de capacitação das famílias nos municípios. 

- Festival Leitura em Família 2024 (PNL, RBE, DGAE). 


Fase 4  

- Lançamento do Grande Jogo Leitura em Família, em 2025. 

 

A leitura em família é um forte preditor do sucesso escolar dos alunos e da sua relação com os livros, o que levou o Plano Nacional de Leitura a reformular o projeto existente destinado a famílias, centrado no acesso ao livro, via empréstimo. Este alargamento de uma ação a um programa estrutural permite a intervenção que capacita famílias e cria uma ligação com o livro e a leitura por parte de adultos e crianças, nos seus núcleos e nas comunidades em que vivem. 

 A família é o núcleo basilar do desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Ler em família promove competências essenciais de literacia, alicerça relações afetivas e cria hábitos de leitura. 

Ter acesso ao livro é fundamental, mas não basta. É preciso saber escolhê-lo e lê-lo em conjunto. Constatando que a necessidade de aceder ao livro é complementar à capacitação para a leitura e sua mediação, o Leitura em Família assume agora uma dimensão mais ampla, que integra investigação, formação de formadores, capacitação de famílias, acesso ao livro e participação.  

O programa Leitura em Família alicerça-se na estratégia que o Plano Nacional de Leitura tem vindo a implementar: desenvolver competências e hábitos de leitura nos territórios, capacitando mediadores e disseminando práticas de acordo com as necessidades específicas de cada comunidade. 

 Para qualquer esclarecimento, contactar monica.rebocho@pnl2027.gov.pt 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura