II Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo
II Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo
Chamada para submissão de comunicações
10 de abr. | 2022

Integradas no Programa das Comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, as II Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo pretendem centrar o diálogo e a reflexão em torno de dois eixos temáticos:

a) A ambivalência dos textos da literatura infantil e a sua receção por dois tipos de leitores distintos (um leitor criança e um leitor adulto, em geral, o mediador de leitura).

b) A capacidade de contar histórias como uma poderosa e eficaz ferramenta de comunicação.

Haverá lugar à apresentação de comunicações que

i) partindo da investigação realizada ou em desenvolvimento deem conta da variedade dos objetos de estudo e da multiplicidade de perspetivas e de abordagens que a Literatura Infantil permite;

ii) articulem a abordagem teórica com a partilha de programas, ações, experiências e práticas pedagógicas de promoção da leitura, descrição de exemplos de boas práticas e identificação de condições da sua generalização em contextos multiculturais e multilinguísticos.


Assim, convidam-se professores, investigadores, formadores, bibliotecários, editores e escritores, mas também pais e encarregados de educação, a apresentarem propostas de comunicação que se enquadrem nos eixos temáticos definidos.

As II Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo são financiadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e coorganizadas pelo Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo, a Universidade de Cabo Verde e a Delegação do Ministério de Educação de São Vicente.
 
Cartaz
 
 
 
 
 
 
 
LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura