Dia Nacional da Cultura Científica
Dia Nacional da Cultura Científica
24 de nov. 2020

O PNL2027 e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) celebram, no dia 24 de novembro, o Dia Nacional da Cultura Científica com um vasto programa destinado às escolas que será  transmitido no canal do IA no YouTube, entre as 10h00 e as 17h30.

Do programa, salientamos a Sessão do Planetário Online “O Sol, a nossa Estrela", os Livros Top: Ciência e Literatura, o Cantinho da Astronomia e um Quiz, entre outras iniciativas.

 

Assista em direto

Livros TOP e Ciência

Teresa Firmino à conversa com Teresa Calçada e Rui Agostinho sobre a relação entre Ciência e Literatura:a sua importância para a compreensão do mundo e de como o conhecimento científico pode inspirar a criação literária. 

 

Quiz de Astronomia

 

Sessão de planetário online "O Sol, a nossa estrela"

 

Cantinho da Astronomia

Workshop

 

De destacar que entre os dias 23 e dia 29 de novembro decorre a Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pela Ciência Viva, que dá a conhecer o estado da ciência em Portugal, “os nossos cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade. São centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país.”

No Dia Nacional da Cultura Científica assinala-se também o dia do nascimento de Rómulo de Carvalho/ António Gedeão – professor, divulgador de ciência e poeta.

 

 

LOGOS

 

Livros PNL

Livros PNL2027 sobre Ciência

 

Semana da Ciência 

Semana da Ciência e Tecnologia 2019

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura