Leitura Orientada em Sala de Aula
Leitura Orientada em Sala de Aula
Debate
Feira do Livro de Lisboa, 02.09.2021, 18.00h (Auditório Sul)

A Leitura Orientada em Sala de Aula é o tema do debate promovido pelo PNL2027 no dia 2 de setembro, no Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa, pelas 18.00h, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, a escritora Isabel Alçada e a Comissária do PNL2027, Teresa Calçada.

A pandemia gerou perdas significativas nas aprendizagens escolares, que as avaliações realizadas em vários países, incluindo Portugal, evidenciaram, como mostrou o Estudo Diagnóstico das Aprendizagens apresentado pelo IAVE em março de 2021.

O Ministério da Educação, no sentido de recuperar estas aprendizagens, elaborou o Plano 21|23 Escola +, no quadro do qual se situa a ação Escola a Ler - Leitura Orientada em Sala de Aula, proposta pelo PNL2027.

No quadro deste plano propõe-se que os docentes do 1.º e 2.º ciclos de escolaridade deem um enfoque prioritário à leitura e à escrita orientadas na sala de aula, dedicando uma hora a esta atividade, diariamente no 1.º ciclo e semanalmente no 2.º ciclo.

A iniciativa terá início formal no princípio do ano letivo, estando prevista a publicação de um documento de orientações e de um conjunto de propostas exemplificativas de atividades em torno de diferentes livros de literatura infantil e juvenil. Será, ainda, lançado um site e um fórum específicos para a divulgação e a interação com os professores, professores bibliotecários, autores, mediadores e outros intervenientes.

 

 Logos


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura