Cineastas Digitais
Cineastas Digitais
Uma parceria Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS) e PNL2027.

O concurso Cineastas Digitais lança desafios aos jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para representarem em pequenos vídeos temas ligados aos Valores (Direitos Humanos, Ambiente e Vida Saudável, Ética Desportiva, etc.), ao quotidiano da vida escolar ou às preocupações do quotidiano. Desde a primeira edição no ano letivo 2006-07 que, com apoio dos professores, temos registado com agrado em todas as edições um aumento do número de equipas participantes.

A edição deste ano, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como tema geral os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015, que representam as prioridades globais da Agenda 2030 assinada por mais de 190 países, e a subsequente atuação cívica necessária à transformação do nosso mundo. As abordagens deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento.

Para a categoria "Vídeo Narrativas", o tema proposto é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; na categoria “Vídeo Curtas", à semelhança das edições anteriores, o tema é livre e, os trabalhos apresentados na categoria "Nano Vídeos" deverão abordar o tema “Alterações climáticas” (ODS 12 e 13).

Os vídeos vencedores serão premiados com vales de compras que poderão ser usados, de acordo com as necessidades e interesses de cada aluno, em estabelecimentos ligados à venda de bens culturais e/ou tecnológicos de valor equivalente ao número de elementos das equipas. Para além dos vales de compras, receberão ainda livros, diplomas e um troféu e outras lembranças oferecidas pelos nossos patrocinadores.

Consultem o regulamento do concurso (aqui) e surpreendam-nos com a vossa criatividade.

O cartaz encontra-se disponível, para download, aqui.

 

Veja também:

Artistas Digitais

Artistas Digitais

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura