Ler doce ler
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AE de Moure e Ribeira de Neiva

Para elaborar o diagnóstico usamos partes do projeto educativo do agrupamento: “Ao nível dos equipamentos culturais existem algumas associações de caráter cultural, recreativo e desportivo, situando-se a biblioteca municipal, as piscinas, e outros serviços, na sede do concelho, em Vila Verde, algo inacessíveis para a larga maioria dos alunos do agrupamento. Só há cinemas, na sede do distrito, em Braga. (…) Mais de 70% dos alunos beneficiam do apoio social escolar. Acompanhando este cenário de dificuldades económicas, que encontram também fundamento nos anteriores projetos educativos, a análise estratégica efetuada mostra um conjunto de dados que merecem atenção e bastante reflexão.

Assim, na perspetiva da melhoria dos resultados, observaram-se alguns constrangimentos como: i) a dispersão geográfica das escolas; ii) o desinteresse e a falta de empenho dos alunos na escola; iii) a presença de famílias com contexto de instabilidade emocional, socioeconómica e com problemas de acompanhamento educativo dos seus educandos; iv) a possibilidade do aumento do número de alunos por turma. Foram, por outro lado, assinaladas oportunidades que devem ter-se presentes, destacando-se: i) a construção dos Centros Escolares; ii) uma maior reflexão sobre a avaliação; iii) os projetos dinamizados pelas bibliotecas escolares e outros agentes educativos; iv) a possibilidade de comparar os resultados da avaliação interna e externa; v) o novo Contrato de Autonomia; v) a atualização do Regulamento Interno; vi) a diversificação ou reforço das estratégias de ensino; vii) as parcerias com entidades que possibilitam a intervenção em situações problemáticas. No âmbito do envolvimento dos encarregados de educação, o principal constrangimento assinalado foi a necessidade de uma associação de pais e encarregados de educação mais ativa, dinâmica e interventiva, que aposte numa postura crítica e construtiva.

Assinalaram-se também neste ponto, oportunidades importantes como: i) os futuros mercados educativos; ii) instituições locais que podem ser parceiros culturais; iii) e as parcerias com empresas e o pequeno comércio. Do quadro de docentes ressalta-se a relativa juventude e dinâmica refletida no desenvolvimento de projetos educativos, o que possibilita o desenvolvimento de um Plano Anual de Atividades complexo dos quais se podem destacar o desenvolvimento de projetos decorrentes de parcerias como sejam o PRESSE, o ERASMUS+, a adesão ao projeto Eco-Escolas, Rede de Bibliotecas Escolares, entre outros. A relativa juventude dos docentes, nomeadamente nos grupos habilitados para a lecionação de matemática e português, limitam o número de horas para desenvolvimento de projetos educativos de complemento e apoio nestas disciplinas, variável apontada pelos docentes como fator condicionador de estabilidade ao nível das metas de aprendizagem e dos resultados, nas referidas disciplinas.” Regulamento interno para o quadriénio 2013/14-2016/17 . Ainda não implementado o referencial “Aprender com a Biblioteca escolar”, no agrupamento.

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