Ler+ para celebrar a diversidade
Ler+ para celebrar a diversidade
AE de Monte da Ola

O Agrupamento de Escolas de Monte da Ola é um território Educativo de Intervenção Prioritário (TEIP). Neste contexto, verifica-se que existe uma grande diversidade cultural com elevada disparidade de alunos. Por outro lado, a área geográfica também se apresenta grande e dispersa o que dificulta o trabalho colaborativo e o acesso aos meios culturais. Constate-se ainda que os pais, em relação ao percurso académico dos filhos, revelam baixas expetativas o que se traduz numa valorização débil da escola (na não valorização) e das atividades aí desenvolvidas.

Tendo em conta o diagnostica apresentado, há necessidade de incrementar práticas pedagógicas e didáticas que promovam as competências que estão na linha do perfil delineado no documento: Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Este projeto procura pôr em prática um conjunto de iniciativas que permitirá o desenvolvimento de descritores de desempenho no domínio da leitura nas suas diferentes aceções e implicações.

A prática da leitura em diferentes suportes e de diferentes géneros textuais é, neste projeto, uma estratégia para dsenvolver e consolidar competências que permitam ao aluno a sua autonomia, desenvolver competências pessoais e sociais e promover o pensamento crítico.

Diário de Bordo

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura