Dar a Ver, Dar a Ler+ / Da Leitura à Escrita
Dar a Ver, Dar a Ler+ / Da Leitura à Escrita
AE Gil Vicente

O projeto "Dar a ver, Dar a ler + / Da Leitura à Escrita" destina-se à promoção da leitura e de competências associadas, nomeadamente a escrita, no âmbito da iniciativa aLer+ 2027, do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares. O projeto procura responder às dificuldades gerais e específicas evidenciadas no domínio da compreensão leitora, apresentando iniciativas que estimulem a aquisição de hábitos de leitura e o gosto por modalidades díspares de leitura, num ambiente integral (leitura em voz alta, autónoma, por prazer, e orientada ou em articulação curricular).

Correlativamente, o projeto propõe-se desenvolver o gosto pela escrita, em contextos diversificados e inovadores, bem como a assimilação dos seus mecanismos composicionais, para que, da simbiose leitura/escrita resulte a criação de públicos leitores dotados de competência crítica, cada vez mais exigentes e versáteis no uso autónomo da informação.

Para tal, o projeto desenvolver-se-á em três eixos fundamentais:

- a valorização da memória associada à promoção do livro, das bibliotecas e da leitura ("Ad Memoriam");

- a criação de desafios de leitura/ interpretação e escrita ("Desafios da Biblioteca Escolar");

- a criação de um espaço vivo e regular de discussão/debate sobre autores e livros ("À Conversa com…").

Diário de Bordo

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura