Ver e Ler
Ver e Ler
AE Camilo Castelo Branco

Em primeiro lugar importa referir que a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, neste momento, já se encontra agrupada com uma escola do 2º e 3º ciclos, bem como com várias escolas do ensino pré-escolar e do 1ºciclo. Em segundo lugar, também é de salientar que têm vindo a ser desenvolvidos, ao longo dos últimos anos, diversos projetos de promoção da leitura, apoiados pelo PNL e RBE, que foram implementados com os objetivos de aumentar e promover as competências e as literacias ligadas à capacidade leitora.

Assim, dados os bons resultados alcançados, é imperioso dar continuidade e alargar a implementação de dinâmicas de leitura que envolvam os diferentes níveis/ciclos de escolaridade numa perspetiva integradora e inclusiva, visando o desenvolvimento da competência leitora entre toda a comunidade escolar. Finalmente, pretende-se aprofundar a articulação, já existente, com o meio envolvente, nomeadamente a Autarquia, a Biblioteca Municipal e as diversas
instituições culturais.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

 Viajar com a Poesia 


Objetivos:

  • Valorizar a leitura e consolidar o hábito de ler através de atividades que impliquem a realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares.
  • Sensibilizar para o valor estético do texto poético e compreender textos literários com base num percurso de leitura que implique imaginar desenvolvimentos poéticos a partir de elementos do paratexto e da mobilização de experiências e vivências.
  • Desenvolver a sensibilidade estética e artística (poesia visual) em articulação com o Plano Nacional das Artes – Projeto Cultural de Escola – A TUA (P)ARTE.

Público-Alvo:

3 turmas do 9.º ano - 75 alunos

Descrição:

A atividade, inserida no projeto «Ver e Ler», resultou de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Português e de Educação Visual com a colaboração da Biblioteca Escolar.

Os alunos selecionaram e exploraram, em contexto de leitura orientada, poemas de autores incluídos no Domínio da Educação Literária e outros. Em Educação Visual, trabalharam os domínios da ilustração e elementos da linguagem visual, fazendo uso de técnicas de comunicação, de instrumentos de registo, de materiais de representação, de tipologias de representação expressiva, como o pop-up ou o 3D. 

A atividade materializou-se numa exposição pública dos trabalhos realizados e na leitura expressiva dos poemas (canal TeleLer).

Impactos:
  • Incremento do gosto pela poesia e pelo texto poético – maior facilidade na interpretação / fruição.
  • Apropriação, pelos alunos envolvidos, da linguagem literária e incremento da facilidade na expressão de ideias e da criatividade, fundamentais para a formação de leitores proficientes e competentes.
  • Desenvolvimento de competências nos domínios da Educação Literária, Leitura, Escrita e Oralidade.
  • Divulgação dos trabalhos junto da comunidade escolar – alunos do Ensino Secundário (10ºano) integraram os pop-up / 3D criados na apresentação oral da disciplina de português.
  • Visitas guiadas à exposição – biblioteca escolar – por alunos do 3º ciclo.
  • Declamação de poesia.
  • Criação de poemas pelos alunos envolvidos na atividade.

Parcerias:

A atividade contou com a colaboração da Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão (Centro Português do Surrealismo - CPS), através da visita de estudo à Torre Literáriaonde está patente a exposição “Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa” e à exposição permanente do museu: «Pretende-se proporcionar novos olhares e experiências em torno da arte, de forma a estimular a criatividade, o desenvolvimento do pensamento crítico, o respeito pela diversidade e o espírito de equipa.» (in https://www.cupertino.pt/servico-educativo/missao/).

Evidências:

 

logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura
2020 © Plano Nacional de Leitura