A promoção do prazer de ler e da competência leitora tem sido uma constante no trabalho desenvolvido pelo agrupamento, pretendendo-se dar-lhe continuidade com este projeto.
Pertencendo o nosso agrupamento a um meio socioeconómico/cultural desfavorecido (51,3% são alunos beneficiários da ASE), a maioria dos alunos não tem acesso a diferentes recursos de leitura e formas d’arte -pintura, teatro, cinema… Apenas a Escola lhes propicia estas vivências/este contacto (práticas regulares de leitura nos diferentes contextos, participação em eventos culturais).
Por outro lado, os alunos evidenciam sérias dificuldades na transformação da leitura em saber, nomeadamente no âmbito da leitura científica (literacia da informação), não funcionando ainda a leitura como verdadeiro instrumento de aprendizagem. Além disso, dificuldades de leitura/interpretação dos enunciados em Matemática têm sido apontadas como um dos principais entraves na resolução eficaz de problemas matemáticos.
ABC Ler... ABC Escrever!
Objetivos:
Público-Alvo:
597 alunos - Educação Pré-escolar; 1.º ciclo; 2.º ciclo; 8.º e 9.º ano
Descrição:
Partindo de diferentes leituras (leitura de imagens e de textos expositivos), em diferentes suportes, foram criados textos literários e não literários.
Os livros de imagens (álbuns ilustrados), abertos a múltiplas leituras e excelentes estimuladores da imaginação, foram o ponto de partida para a criação de textos literários.
Paralelamente, promoveram a abordagem de conteúdos curriculares (numa relação com o mundo atual), afigurando-se como mote para a pesquisa de informação, tratada e comunicada através da redação de textos expositivos (formato infográfico) e textos dos media (notícia, entrevista, publicidade…).