É urgente formar leitores!
É urgente formar leitores!
AE de Arrifana

A promoção do prazer de ler e da competência leitora tem sido uma constante no trabalho desenvolvido pelo agrupamento, pretendendo-se dar-lhe continuidade com este projeto.

Pertencendo o nosso agrupamento a um meio socioeconómico/cultural desfavorecido (51,3% são alunos beneficiários da ASE), a maioria dos alunos não tem acesso a diferentes recursos de leitura e formas d’arte -pintura, teatro, cinema… Apenas a Escola lhes propicia estas vivências/este contacto (práticas regulares de leitura nos diferentes contextos, participação em eventos culturais).

Por outro lado, os alunos evidenciam sérias dificuldades na transformação da leitura em saber, nomeadamente no âmbito da leitura científica (literacia da informação), não funcionando ainda a leitura como verdadeiro instrumento de aprendizagem. Além disso, dificuldades de leitura/interpretação dos enunciados em Matemática têm sido apontadas como um dos principais entraves na resolução eficaz de problemas matemáticos.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

ABC Ler... ABC Escrever!

 

Objetivos:

  • Promover a leitura icónica e o desenvolvimento de competências transversais, particularmente no que se refere ao domínio da compreensão na leitura informativa (competência leitora);
  • Desenvolver aptidões ao nível da expressão escrita, dentro de um contexto significativo, aperfeiçoando a construção textual (como instrumento de comunicação e como objeto estético) e estimulando a criatividade e a imaginação;
  • Fomentar o desenvolvimento da literacia da informação, dos media e digital, de forma articulada com a leitura, a escrita e as aprendizagens curriculares.

Público-Alvo:

597 alunos - Educação Pré-escolar; 1.º ciclo; 2.º ciclo; 8.º e 9.º ano

Descrição:

Partindo de diferentes leituras (leitura de imagens e de textos expositivos), em diferentes suportes, foram criados textos literários e não literários.

Os livros de imagens (álbuns ilustrados), abertos a múltiplas leituras e excelentes estimuladores da imaginação, foram o ponto de partida para a criação de textos literários.

Paralelamente, promoveram a abordagem de conteúdos curriculares (numa relação com o mundo atual), afigurando-se como mote para a pesquisa de informação, tratada e comunicada através da redação de textos expositivos (formato infográfico) e textos dos media (notícia, entrevista, publicidade…).

Impactos:
  • Melhoria das competências leitoras, sobretudo no que concerne à leitura informativa, resultado das ações experimentais e participativas desenvolvidas em contexto;
  • Desenvolvimento de aptidões ao nível da expressão escrita, dentro de um contexto significativo, tendo vindo a ser encarada progressivamente de forma prazenteira;
  • Aumento da autonomia dos alunos na sua própria aprendizagem, revelando-se mais envolvidos e mais ativos na mesma.
Parcerias:
  • Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (apoio para aquisição de alguns álbuns ilustrados - fundo documental);
  • Rosto Solidário – ONGD de Santa Maria da Feira (apoio do Serviço Voluntário Europeu no design gráfico dos textos/ebooks criados e na elaboração dos diferentes produtos digitais.
Evidências:
 

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Produtos do projeto

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
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