Da leitura à cidadania
Da leitura à cidadania
AE André Soares

O Agrupamento de Escolas André Soares integra o projeto Aler+ desde 2009.

Graças a um conjunto muito diverso de iniciativas somos reconhecidos na comunidade como uma escola que investe na leitura, pois a leitura é trabalhada no Agrupamento transversalmente e em todos os níveis de ensino. Muitas famílias apontam como fator de procura para matricular os seus educandos neste Agrupamento o facto de valorizarmos a leitura e por desenvolvermos práticas variadas e sistemáticas de leitura.

Agora, ao integrarmos um conjunto de escolas selecionadas para darem rosto à nova fase do Aler+2020, queremos continuar a desenvolver algumas das atividades que nos parecem excelentes e cujos impactos tem convocado para o sucesso escolar dos alunos, para o envolvimento das famílias, para a formação de leitores autónomos e com hábitos de leitura.

Acrescentamos também outras, especificamente destinadas aos alunos mais novos – JI e 1º ciclo, pois queremos investir na motivação para a leitura, no prazer de ler e na criação de hábitos de leitura. Estas atividades terão o suporte da família pois também é nosso objetivo envolver a família na promoção da leitura.

Em suma, toda a ação se direcionará para a importância que um adequado domínio da leitura tem para o desenvolvimento e consolidação de aprendizagens de qualidade, em todas as áreas do saber, para além de que nos parecem adequar-se mais ao projeto educativo, reformulado à luz do Perfil do Aluno.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

Aler+ nos tablets

A Ler+ nos tablets

 Clique para aceder

Objetivos:

  • Desenvolver a competência leitora
  • Desenvolver a compreensão leitora
  • Alargar experiência leitora em diferentes suportes

Público-Alvo:

  • 328 alunos de 1.º CEB
  • 551 alunos do 2.º CEB

Descrição:

A atividade Aler+ nos tablets já se desenvolve, de forma sistemática, há alguns anos e destina-se aos alunos do 2.º, 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos.

Em articulação com os professores de português (2.º ciclo) e os titulares de turma (1.º ciclo) são selecionadas as histórias/contos para os alunos lerem. As turmas deslocam-se às bibliotecas para lerem individualmente um conto/história em suporte digital, nos tabletes.

À medida que terminam a leitura da história/conto, os alunos avaliam a sua compreensão leitora, respondendo a um questionário on-line e/ou através de um jogo de questões no kahoot ou quizizz.

Impactos:

Os professores já incorporam esta atividade na sua prática pedagógica e usam-na para treinar e avaliar a evolução da compreensão leitora dos alunos. Esta atividade também cumpre o objetivo de trabalhar com os alunos a leitura extensiva, gradualmente mais complexa e extensa.

Com esta atividade todos os alunos leem e, deste modo, todos trabalham as competências de leitura e de compreensão.

Em grupo disciplinar (2.º ciclo) e em conselho de ano (1.º ciclo) são analisados os resultados das turmas e são identificadas as turmas/alunos com mais dificuldades e a precisarem de mais atividades de reforço de leitura e de compreensão leitora.

Esta atividade tem uma periodicidade mensal, mas as turmas que evidenciam mais dificuldades ou por opção dos professores, podem fazer o Aler+ nos tabletes semanalmente.

logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura
2020 © Plano Nacional de Leitura