O Agrupamento de Escolas André Soares integra o projeto Aler+ desde 2009.
Graças a um conjunto muito diverso de iniciativas somos reconhecidos na comunidade como uma escola que investe na leitura, pois a leitura é trabalhada no Agrupamento transversalmente e em todos os níveis de ensino. Muitas famílias apontam como fator de procura para matricular os seus educandos neste Agrupamento o facto de valorizarmos a leitura e por desenvolvermos práticas variadas e sistemáticas de leitura.
Agora, ao integrarmos um conjunto de escolas selecionadas para darem rosto à nova fase do Aler+2020, queremos continuar a desenvolver algumas das atividades que nos parecem excelentes e cujos impactos tem convocado para o sucesso escolar dos alunos, para o envolvimento das famílias, para a formação de leitores autónomos e com hábitos de leitura.
Acrescentamos também outras, especificamente destinadas aos alunos mais novos – JI e 1º ciclo, pois queremos investir na motivação para a leitura, no prazer de ler e na criação de hábitos de leitura. Estas atividades terão o suporte da família pois também é nosso objetivo envolver a família na promoção da leitura.
Em suma, toda a ação se direcionará para a importância que um adequado domínio da leitura tem para o desenvolvimento e consolidação de aprendizagens de qualidade, em todas as áreas do saber, para além de que nos parecem adequar-se mais ao projeto educativo, reformulado à luz do Perfil do Aluno.
Aler+ nos tablets
Objetivos:
Público-Alvo:
Descrição:
A atividade Aler+ nos tablets já se desenvolve, de forma sistemática, há alguns anos e destina-se aos alunos do 2.º, 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos.
Em articulação com os professores de português (2.º ciclo) e os titulares de turma (1.º ciclo) são selecionadas as histórias/contos para os alunos lerem. As turmas deslocam-se às bibliotecas para lerem individualmente um conto/história em suporte digital, nos tabletes.
À medida que terminam a leitura da história/conto, os alunos avaliam a sua compreensão leitora, respondendo a um questionário on-line e/ou através de um jogo de questões no kahoot ou quizizz.
Os professores já incorporam esta atividade na sua prática pedagógica e usam-na para treinar e avaliar a evolução da compreensão leitora dos alunos. Esta atividade também cumpre o objetivo de trabalhar com os alunos a leitura extensiva, gradualmente mais complexa e extensa.
Com esta atividade todos os alunos leem e, deste modo, todos trabalham as competências de leitura e de compreensão.
Em grupo disciplinar (2.º ciclo) e em conselho de ano (1.º ciclo) são analisados os resultados das turmas e são identificadas as turmas/alunos com mais dificuldades e a precisarem de mais atividades de reforço de leitura e de compreensão leitora.
Esta atividade tem uma periodicidade mensal, mas as turmas que evidenciam mais dificuldades ou por opção dos professores, podem fazer o Aler+ nos tabletes semanalmente.