Ler é s@ber!
Ler é s@ber!
AE de Amarante

A Escola Básica de Amarante constata, que desde o momento em que passou a integrar o conjunto de escolas aLer+, tem assistido a um crescente aumento de leitores com bons hábitos de leitura, graças à implementação de atividades para todos os níveis de ensino, que visam a promoção da leitura e estimulam o ler por prazer. Contudo, a leitura é feita com o livro impresso e raramente no formato digital, apesar da escola já estar a investir neste formato.

Verificamos igualmente que os alunos continuam a perder hábitos de leitura quando chegam ao terceiro ciclo. Ou porque começam a ter outros interesses, ou porque as matérias a estudar exigem mais tempo. O certo, é que os alunos mais crescidos começam a ler cada vez menos e a usar as novas tecnologias cada vez mais. Talvez seja preciso motivá-los para a leitura através do digital.

Não querendo perder leitores ao longo da escolaridade, propomos levar a cabo um conjunto de ações adequado a cada idade e ano de escolaridade que motive e prepare as crianças e jovens para o conhecimento através do livro e do gosto pela leitura. A leitura presencial e o empréstimo domiciliário serão incrementados no conjunto de atividades propostas, porque ler é saber.

Diário de Bordo

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura