Em Tondela, Seminário de Educação debate “Educação de Futuro”
Em Tondela, Seminário de Educação debate “Educação de Futuro”
26 de janeiro

Cerca de três centenas de pessoas estiveram no passado dia 26 de janeiro, reunidas em Tondela, para discutir “Educação” no Seminário de Educação 2019, promovido pelo Município de Tondela.

Sob o mote “Desafios para uma Educação de Futuro”, a iniciativa, que decorreu no grande auditório da ACERT, trouxe a Tondela alguns dos maiores especialistas portugueses em matéria de ensino, dificuldades de aprendizagem e parentalidade.

O evento teve lugar no auditório 1 da ACERT e contou, na sessão de abertura, com a Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, que destacou aquilo que o ensino deverá continuar a fazer no sentido de esbater as desigualdades sociais, as dificuldades de aprendizagem de alguns dos alunos bem como as dificuldades inerentes ao cumprimento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos.

Durante o evento, a Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Teresa Calçada, abordou o papel preponderante da Escola na capacidade de estimular os alunos e, consequentemente, aumentar a potencialidade da leitura e da escrita para a sua vida académica. Recordou igualmente a importância do ensino prático, de colocar os alunos em contacto com outros contextos, outros desafios culturais e complementares às aprendizagens. Reforçou ainda que o domínio da leitura e da escrita são condição obrigatória mesmo para o acesso à tecnologia. Neste contexto, a tecnologia poderá ser uma ferramenta para estimular a leitura e a escrita.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura