Margarida Fonseca Santos

Margarida Fonseca Santos

Margarida Fonse Santos começou a escrever em 1993. Além de escrever para crianças, adultos e teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, prática que ganhou quando se dedicou à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção A Escolha É Minha é o reflexo de todo este percurso, mas também a abordagem de problemas reais dos jovens

É autora do projeto Histórias em 77 Palavras e do projeto RE-WORD-IT – Brincar a sério com as palavras, ambos apoiados pelo PNL2027. 

    

Histórias em 77 palavras

 

O projeto Histórias em 77 Palavras coloca desafios de escrita a um público dos 4 aos 101 anos.

Escrever em poucas palavras é um verdadeiro desafio. Implica dominar as técnicas da edição do texto, eliminando muletas e tiques de escrita, bem como palavras supérfluas. Neste percurso, trabalha-se não só «o que se conta», mas também o «como se conta». As «Histórias em 77 palavras» funcionam como um jogo, em que os constrangimentos propostos retiram o medo de escrever ou falhar, envolvendo os alunos em práticas divertidas em torno do texto, percorrendo caminhos que, de outra forma, não teriam utilizado. Ganhando o gosto pela escrita, passarão a ser igualmente melhores leitores.

Ouve o Podcast Histórias em 77 Palavras.

 

RE-WORD-IT

 

O projeto RE-WORD-IT – Brincar a sério com as palavras é dirigido a adultos, jovens e crianças.  O RE-WORD-IT reforça o processo de aprendizagem ao longo da vida através da escrita e da leitura, do estímulo da criatividade e do desenvolvimento de competências nas técnicas de atenção, concentração, memória, leitura em avanço e audição interior. Este projeto conta com dinamização quer da Margarida Fonseca Santos quer da Isabel Peixoto.

 

Desafios da Escrita e da(s) Leitura(s)

 

Curso de formação, promovido pelo PNL2027: Desafios da Escrita e Da(s) Leitura(s) - diversificar e ampliar as abordagens na escrita e na leitura em geral, e nos livros com ilustração em particular.

 

Margarida Fonseca Santos tem vários livros recomendados pelo PNL2027, alguns dos quais relacionados com a valorização da escrita.

 

 Razões para escrever Desafios em 77 palavras Quero ser escritor


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura