Andreia Brites

Andreia Brites

Andreia Brites é mediadora de leitura desde 2003. Realiza ateliers e clubes de leitura maioritariamente destinados ao público adolescente.

 

É licenciada em LLM- Estudos Portugueses e mestre em Teoria da Literatura. Fundou, com Sérgio Letria, o blogue O Bicho dos Livros, em 2006 e edita, desde 2012, a secção infantojuvenil da revista mensal digital Blimunda, da Fundação José Saramago. Acredita que as Bibliotecas Públicas são um bastião da democracia.

 

A convite do PNL2027, Andreia Brites partilha a sua experiência enquanto mediadora de Clubes de Leitura. Assista aos vídeos.


Livros a quem os lê

A criação de um portal virtual de alojamento de sugestões de livros para adolescentes poderá desbravar parte do caminho de pesquisa por parte dos mediadores. Assim, Andreia Brites propôs-se sugerir alguns títulos aos quais faz corresponder uma descrição temática, um juízo crítico à sua composição retórica e uma associação a possíveis perfis de leitores.
A partir de cada entrada é possível criar teias de leitura, tendências de pequenos grupos e, inversamente, propostas arrojadas que as contrariem: do drama romântico à ação, dos livros de um autor a uma coleção, da fórmula à literatura, da leitura à ciência, à arte, à tecnologia, ao pensamento.

Colabora com o PNL2027 nas sugestões de livros para adolescentes, disponíveis aqui.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura