Página Inicial > Leituras > Um livro por semana > Um livro por semana

Um livro por semana
Um livro por semana
Um livro para viajar

“O Mundo é um livro, e aqueles que não viajam lêem apenas a primeira página. Um pequeno passo é já uma página em frente. Um passo para lá do hotel é já um pedaço de viagem”.

 

Jalan Jalan

“(…) Apesar da beleza da paisagem, dos campos de arroz, do verde omnipresente, dos templos hindus, dos macacos zangados, uma das melhores coisas que trouxe  de Bali foi uma oferta do João, que embrulhou e me ofereceu uma palavra, talvez duas: Jalan siginifica rua em indonésio, disse-me. Também significa andar. Jalan Jalan, a repetição da palavra, que muitas vezes forma o plural, significa, neste caso, passear. Passear é andar duas vezes.”

Jalan Jalan Uma Leitura do Mundo (2017). Companhia das Letras, pág. 453 e 26

 

imagem de Miguel Manso, Jornal Público


Jalan Jalan, de Afonso Cruz, editado pela Companhia das Letras, venceu por unanimidade a segunda edição (2019) do Grande Prémio de Literatura de Viagens, Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE). Leia a notícia no Jornal Público.

 

Jalan Jalan, Tunetradio

 

“A areia leva os nómadas do deserto e os que perpetuaram as suas tradições depois de sedentarizados, a valorizar as histórias, os contos, as anedotas, os poemas, as palavras, de um modo a que não estamos habituados. Como não têm rios nem montanhas, florestas de carvalhos, cascatas, substituíram a paisagem por palavras. Para eles é a palavra” rio” que corre mas areias, é a palavra “montanha” que se agiganta no horizonte. São as palavras que fazem a sua paisagem, algo que foi ampliado com a proibição islâmica de representar imagens. As palavras, no seio do islão, são a geografia, e o deserto floresce assim, com poemas e anedotas.  O que vemos à nossa volta são palavras recortadas contra o céu. Os camelos limitam-se a viajar através de histórias, mesmo quando deixam pegadas na areia.“ (pág. 423)

 “A literatura amplia a vida de cada leitor. Estende-a além dos seus limites e faz ensaiar outros destinos. Há uma frase famosa que diz que a vida sem ensaios, Não é verdade. Ensaiamos muito: fazemo-lo através da imaginação, dos sonhos, dos testemunhos, das histórias e da cultura, através dos livros. “ (pág. 261) 

 

O Livro do Dia - TSF, por Carlos Vaz Marques - Jalan, Jalan - Uma Leitura do Mundo, de Afonso Cruz

O Livro do Dia - TSF

 

 

Afonso Cruz from O Lugar da Cultura on Vimeo.

 

 Leia a entrevista a Afonso Cruz no blog literário DeusMeLivro

Blogue literário Deus me LivroSugestões de outros livros do autor

 Vamos comprar um poeta Jesus Cristo bebia cerveja Os livros que devoraram o meu pai 

 A boneca de Kokoschka Princípio de Karenina Nem todas as baleias voam 

 Enciclopédia da estória universal O pintor debaixo do lava-loiça A contradição humana