Semana da Leitura 2024
Semana da Leitura 2024
Agradecimento
18 a 23 de março
Programa_dia_23
 
 
Leitura em familia
 
Acompanhe em direto, a partir das 11h00, a apresentação do Programa Leitura em Família na Biblioteca Municipal de Marvila, em Lisboa. Porque é importante que os adultos leiam em casa com as crianças? O que propomos aos Municípios, aos AE, ao setor social e às famílias? 


 
Programa_dia_22
 
 
 

Leitura_nas_empresas

Assista em direto à mesa-redonda sobre a promoção da leitura nas empresas. Porque é importante que as empresas invistam na leitura?À conversa estarão representantes do GrupoDST, da SiemensGamesa, daIvity, da Jerónimo Martins e do Hotel MSCollection, anfitrião deste debate, em Aveiro.

 
Programa_dia_21 
 
Acompanhe em direto a apresentação do Plano Nacional de Literacia Mediático no AE do Cerco, no Porto. Em parceria com o projeto Público na Escola, da responsabilidade do jornalPúblico, escolhemos estar com os alunos e os professores que editam o jornal escolar e debatem questões relacionadas com a desinformação, as notícias falsas e os critérios de informação no seu grupo de literacia mediática.
 
 
 
 
Plano_Nacional_da_Literacia_Mediática

 
 
 
Programa dia 20
 
 
Acompanhe a apresentação do projeto Clubes de Leitura no Ensino Superior em direto da Biblioteca Municipal da Covilhã. Mais informações sobre as candidaturas no portal PNL. 



 
 
Clube de leitura no superior

 

Programa 19 de março

 


O Plano Nacional de Leitura inicia a coleção Leituras Ilustradas. Em 2024, foram convidados três ilustradores distinguidos com o Prémio Nacional de Ilustração para selecionarem uma imagem sua, relacionada com a leitura e publicada num livro infantil. André Letria, António Jorge Gonçalves e Madalena Matoso são os autores dos três primeiros cartazes, aqui apresentados.  

A coleção será aumentada anualmente, com novas propostasPretendemos com estas ilustrações contribuir para criar ambientes ricos em leitura e arte, nas bibliotecas, em espaços públicos, em casa.  


Leituras_Ilustradas_2024

Leituras Ilustradas

 

 

Programa dia 18 de março

 

Lançamos hoje um novo projeto de curadoria de leitura. Leitura no Museu pretende cruzar a leitura com a arte e o património. Partindo de uma coleção, uma exposição temporária ou um conjunto de peças, o PNL elabora um guia de exploração e sugere leituras que se podem relacionar com a visita. 

Começamos no MACE (Museu de Arte Contemporânea de Elvas).  O guia virtual pode ser explorado aqui.

Acompanhe a sessão em direto.

 

Capa_leitura_no_museu 

[Leitura no Museu, n.º 1]

 


Começa agora a Semana da Leitura. Estamos muito entusiasmadas com o que vamos partilhar e conhecer. Desejamos a todos uma Boa Semana! 

Assista em direto à abertura oficial da Semana da Leitura na Biblioteca Municipal de Elvas, com assinatura do Plano Local de Leitura. 

 

Semana da Leitura Livrarias aderentes

 Livrarias aderentes à Semana da Leitura
com destaques, descontos e programação

 

Desafios da Semana da Leitura: A que livro pertence esta citação? 

Em 2024, desafiamos os leitores a descobrirem a que livro corresponde uma citação. Entre segunda e sexta-feira, lançaremos duas citações diárias nas redes sociais. Às primeiras cinco pessoas que acertem será oferecido um livro. Para ajudar, poderão consultar a lista de cinquenta títulos sobre livros e leitura, disponibilizada aqui. Boa sorte! 


lista_50 livros


A Semana da Leitura, uma das iniciativas mais icónicas do Plano Nacional de Leitura, celebra-se este ano de 18 a 23 de março. A programação manterá os seus principais objetivos: valorizar a leitura e a literacia nos territórios e com públicos distintos.  

Este ano, o PNL apresenta o programa Leitura em Família, que junta escolas, bibliotecas municipais e redes sociais municipais no desenvolvimento de hábitos de leitura junto das famílias no território nacional. 

A estratégia para o Plano Nacional de Literacia Mediática será também apresentada nesta semana. Contamos com um dos parceiros do PNLM, o projeto Público na Escola, para uma conversa inspiradora. 

Continuaremos a ampliar a Rede de Planos Locais de Leitura, com a assinatura prevista de cinco novos Planos, um por cada cidade que visitaremos 

A melhoria das competências de leitura também estará na agenda, com a apresentação de resultados preliminares dos Planos de Ação para a Leitura.  

Em parceria com o Turismo de Portugal, vamos percorrer roteiros literários.  

Apresentaremos o projeto Leitura no Museu. 

Estaremos com escritores, curadores,bibliotecários, professores, alunos, famílias. Estaremos com leitores e não leitores. 

Desafiamos as livrarias a juntarem-se a nós, com campanhas, programação e divulgação da Semana da Leitura.

 

Programa Semana da Leitura b2024

Semana_da_Leitura2024_logos

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura